Vereador Paulinho do Cinema (PSB)
Resumo do discurso do Vereador na 9ª Sessão Ordinária do dia 15-04-2024
Iniciou falando sobre levantamento de dados que fez junto ao Materno, PSI e PAM, parabenizando os diretores das unidades Célio, Samara e Luzia. Falou dos diversos tipos de doenças e principalmente viroses, frisando que no PSI são em média 200 pessoas atendias por dia e no PAM, não é diferente. Disse que a situação do materno infantil é preciso que os outros municípios sejam parceiros de Cacoal, pois a maioria das crianças nasce aqui. Falou que está tramitando uma parceria para realizar algumas cirurgias em Pimenta Bueno. Disse que o Estado precisa ajudar o município de Cacoal. Falou que no PAM, muitas pessoas estão com sintomas de viroses, pedindo a população para ter um pouco de paciência. Falou que na política é preciso ter dois posicionamentos e que seu posicionamento é ser base, frisando que, quando a oposição fala é preciso verificar o que está acontecendo. Frisou que a população está feliz com o que está acontecendo em Cacoal, mas tudo o que já existe tem condições de melhorar ainda mais. Falou que antes dessa administração, era no Heuro que todos eram atendidos, porque a Unidade Mista foi fechada. Disse que ninguém vai deixar de atender, um enfartado ou acidentado, para atender outra pessoa primeiro. Falou que numa administração dá sempre para melhorar, mas não dá para negar o quanto melhorou. Disse que fica feliz porque Cacoal é atendida por profissionais de excelência, frisando que sempre tem pediatra atendendo. Mas reforçou que é preciso melhorar, principalmente na Saúde estadual, comentado sobre a regulação pelo CRUE- que as ambulâncias municipais passam o tempo todo na Estrada levando paciente à Porto Velho. Falou que a situação precisa ser revista. Disse que pessoas estão na fila há dois anos esperando cirurgia de cataratas e outros esperando cirurgias de ligamento. Frisou que é preciso cobrar dos 24 deputados e que a Assembleia Legislativa precisa ver Cacoal com responsabilidade e o carinho que merece, porque todos os problemas graves vêm para Cacoal. Disse que o governador precisa olhar para a macrorregião de Cacoal, com um pouco mais de amor ao próximo. Falou que é necessário que a saúde estadual avance, pois, muitas pessoas estão na fila aguardando cirurgias, infelizmente o Governo não faz a sua parte na saúde pública do estado.
Resumo do discurso do Vereador na 8ª Sessão Ordinária do dia 08-04-2024
Comentou sobre as enchentes, frisando que é preciso melhorar como ser humano e não jogar tanto lixo nas margens dos rios. Falou sobre a mobilização do Poder Executivo para atender e ajudar as famílias, frisando que muitas pessoas perderam tudo, desde moveis até alimentos. Disse que construir é difícil e reconstruir é ainda mais. Falou das dificuldades enfrentadas na área rural, com buracos, pontes e bueiros danificados pelas chuvas, pedindo paciência até que possa ser feita a recuperação. Disse que as chuvas são importantes para agricultura. Falou da atleta Anielli, do Riozinho, frisando que é um talento do Riozinho e que hoje joga pela UNINGÁ, no Paraná. Frisou que a atleta viajou para fazer teste na Seleção Brasileira de Voleibol. Disse que as vezes não é dado o apoio para que esses talentos apareçam, destacando a importância do esporte na vida dos jovens. Frisou que, quando você coloca o jovem no esporte está tirando ele do álcool e das drogas e de outros crimes. Disse que é preciso incentivar e investir, destacando que algumas cidades já têm implantado o bolsa atleta municipal, isentando de impostos o empresário que investir em atendimento a criança e adolescentes. Falou da necessidade de investir na base do União Cacoalense, para que volte a dar alegria, destacando a participação dos ex-jogadores, Valdecir goleiro e o médico, Luciano. Disse que é preciso ser muito mais que um clube, mas que possa ajudar a retirar as crianças e jovens do que é ruim. Falou dos muitos atendimentos no PAM e no PSI de Cacoal.
Resumo do discurso do Vereador na 7ª Sessão Ordinária do dia 01-04-2024
Falou das comemorações da pascoa, frisando que não importa a igreja e que todos sabem que a ressureição é de Jesus Cristo. Falou da Avenida Uirapuru, falando da reunião no Gabinete do Prefeito com os responsáveis pela empresa que irá fazer os serviços na Uirapuru. Disse que é bom quando estão comprometidos em fazer o que está correto, frisando que a empresa não irá iniciar enquanto não cessar as chuvas para que não venha a ter prejuízos. Disse que que a obra vem de outras gestões e que precisam ser resolvidos, frisando que quando se fala que é público é demorado. Comentou sobre a reunião com o deputado Cirone, frisando que ele está comprometido em terminar essas obras, citando a Uirapuru e a Rodoviária. Disse oposição e situação cada um escolhe onde quer andar e que prefere andar com o Prefeito, que quando a agua está subindo está junto com o povo, que junto com a ex-deputada Jaqueline Cassol, asfaltou praticamente todo o bairro Vitória, colocou os hospitais para funcionar, que valoriza os servidores, destacando as melhorias no piso dos servidores. Disse que santo, só Cristo, e assim mesmo foi pregado na cruz. Comentou sobre a Presidente da AAPC, Elcina, pelo comprometimento com a instituição, frisando que ela está terminando o mandato e que a pessoa que irá substituí-la, possa ter o mesmo comprometimento. Destacou as cobranças feitas em prol da instituição e que não fez sozinho, citando o apoio do Vereador Pichek e ex-vereador Nilton Cesar. Reconheceu o trabalho do Prefeito na doação do terreno para a instituição, enaltecendo o trabalho dos engenheiros e arquitetos, que trabalharam na aprovação do projeto. Disse que ainda é preciso dinheiro para construir a nova sede e um ônibus para atender os membros da instituição.
Resumo do discurso do Vereador na 6ª Sessão Ordinária do dia 25-03-2024
Emocionado falou do projeto que tem com crianças e jovens, que realiza há 14 anos, e o que prega a eles é o Cristo que morreu na cruz. Disse que o Voleibol é uma desculpa, porque para chamar a atenção dos jovens adolescentes é preciso usar a bola. Disse que no ano passado levou 84 jovens para os jogos em Vilhena, falando da confiança dos pais com o seu trabalho. Frisou que alguns jovens o projeto com 7 anos. Citou o carinho de algumas crianças para com a sua pessoa. Chamou a atenção do vereador, que faz discurso de ódio, mas que é preciso citar nomes. Disse que se não tem coragem, que não abra a boca. Falou que são 4 ex-presidentes que é preciso dizer o nome. Falou que a Câmara é lugar de votar projetos e não fazer discurso de ódio. Disse que não espere flores se lhe deu um tapa e quando disser um ex-presidente, que fale o nome. Frisou que, se tiver que pedir perdão, é para o povo. Pediu perdão ao Presidente, frisando que não é a pessoa que o covarde disse. Falou da situação das enchentes, destacando que o povo se ajuda. Disse que não é vereador de obras, porque gosta de gente e aprendeu a cuidar de gente. Disse que todas as pessoas se mobilizaram e esse é o verdadeiro sentido da páscoa. Parabenizou os servidores, as ACS e Aces, que serão reconhecidos, frisando que Vereador não está fazendo favor e sim a obrigação, por que todos são merecedores do que fazem. Disse que se não fosse a Polícia, a Igreja e as escolas, viveríamos em um País ainda mais difícil de lidar. Disse que quando entrou na política, descobriu que quem faz a máquina girar são os servidores.
Resumo do discurso do Vereador na 5ª Sessão Ordinária do dia 18-03-2024
Disse que em breve a Avenida Sete de Setembro deverá receber novos estacionamentos, frisando que é um compromisso do Prefeito. Comentou sobre a agenda em Porto Velho, frisando que o Projeto de iluminação pública do Riozinho foi liberado e que em breve será empenhado para realizar a substituição por lâmpadas de LEDs. Falou da realização do JIR em Cacoal, frisando que deverá ser bem organizado. Frisou que o Governador deveria levar o Vereador Romeu Moreira para dirigir a SEJUCEL, por ser uma pessoa preparada para atuar no Esporte do Estado. Falou do Projeto da SEMAST, que gratifica e reconhece o trabalho das assistentes sociais e outros servidores da SEMAST. Falou que o Presidente Corá tem sido parceiro, colocando os projetos para serem discutidos e votados. Frisou que deverá ser votado um projeto que cria algumas vagas, para que o concurso possa ser feito, destacando a importância dos cargos que serão criados, para atender instituições como o Centro do Autismo, escolas, creche Pingo de Gente e também ao CERNIC.
Resumo do discurso do Vereador na 4ª Sessão Ordinária do dia 11-03-2024
Falou da retirada do Projeto 31, para atender a SEMAST, frisando que será melhorado para depois ser votado, frisando que algumas pessoas não estavam contempladas e foi retirado. Falou da reunião para discutir sobre a realização do JIR em Cacoal, frisando que a SEJUCEL não deve jogar nas costas do município a realização do evento, sendo necessário colocar, principalmente, recursos, porque os atletas precisam ser bem atendidos com alimentação acomodações etc. Disse que o Governo precisa fazer a parte dele. Falou que quando viaja vai em todos os gabinetes, frisando que será votado 160 mil para a AMEC, sendo 110 do ex-deputado Anderson do SINGEPERON, para aquisição de material esportivo e 50 mil por intervenção do Deputado Cirone, junto a Sejucel, para atender o Voleibol. Falou do Bairro Colina Park, que o Executivo se prontificou para asfaltar um trecho melhorando o acesso ao referido bairro. Disse que já foram colocadas lixeiras e trocados alguns pontos de iluminação e outros ainda serão trocados. Disse que enviou um abaixo assinado a Policia Militar, para que pudesse aumentar o policiamento ostensivo, frisando que algumas ruas estão sendo usadas para realizar rachas e empinar motos. Fez um apelo para alguns entregadores condutores de moto, que andam de forma assustadora, pedindo conscientização. Falou da necessidade de regulamentação de controle de velocidade nas motocicletas, como o tacógrafo. Sugeriu que possam ganhar o sustento, mas que cuidem da vida, da saúde.
Resumo do discurso do Vereador na 3ª Sessão Ordinária do dia 04-03-2024
Destacou o trabalho do Secretário de Planejamento Dayvis, enaltecendo também os demais secretários e servidores públicos, pela atuação nas alterações do Plano Diretor. Disse que algumas coisas no Plano Diretor precisam mudar, que algumas divisas precisam ser expandidas. Falou que Cacoal têm, provavelmente, o M2 mais caro do Estado, frisando que não votar o Plano Diretor, seria tratar Cacoal como uma vilazinha, mas Cacoal é um município pujante. Disse que é uma das mais fortes agriculturas do Estado, destacando a produção do café. Frisou que a cidade cresceu muito e a antiga Lei do Plano Diretor não permitia alguns comércios, frisando que a alteração no Plano Diretor irá contemplar essa demanda. Destacou que alguns problemas são difíceis de resolver, citando que a Avenida Malaquita é um problema a ser enfrentado. Disse que para gerar mais emprego é preciso dar mais coragem para o investidor, resolver os problemas e oferecer incentivos para que novas empresas invistam em Cacoal e gerem empregos e lucro. Falou que é preciso trabalhar respeitando o tamanho da cidade, destacando a necessidade de loteamentos, mas com infraestrutura. Destacou que Cacoal apesar dos problemas é polo na saúde. Frisou que uma faculdade investiu milhões em Cacoal, porque acredita no retorno. Pediu ao Planejamento, que possa alterar o Plano Diretor sempre que for necessário, e, se tiver ajustes que façam o ano que vem e não daqui 20 anos, por que isso irá travar Cacoal de novo.
Resumo do discurso do Vereador na 2ª Sessão Ordinária do dia 26-02-2024
Disse que irá a Porto Velho, falando da agenda com o deputado Rodrigo Camargo, que se prontificou destinar recursos para o Centro do Autismo. Falou da agenda na SEOSP, para liberação do projeto para iluminação de Led no Riozinho e no Departamento de Trânsito para falar com o ex-Deputado Leo Moraes sobre uma emenda para aquisição de Câmeras para segurança. Disse que só pega diária quando necessário. Falou sobre desvio de combustível, frisando que a Comissão fez o seu trabalho. Reconheceu o trabalho dos deputados estaduais de Cacoal, destacando os recursos destinados para a saúde. Disse que esteve no Heuro e que a situação não é culpa de servidor ou do diretor, mas sim de estrutura. Falou que a saúde não consegue ter uma estrutura adequada, porque são 32 municípios atendidos em Cacoal. Falou dos mais de 400 atendimentos diários no PAM. Frisando que o Heuro precisa dar prioridade aos atendimentos de emergência e que se não fosse o PAM a cidade estaria um caos. Pediu que o governador tenha um olhar melhor para a Macrorregião da Saúde em Cacoal, destacando que tem muitas pessoas ainda estão nos corredores aguardando cirurgias e exames. Falou que a dificuldade é entrar no Hospital Regional, mas depois o atendimento é vip. Falou das duas creches – Greenville Balão Mágico, frisando que a administração não é perfeita, mas é preciso reconhecer que muitas coisas estão melhorando. Falou do reconhecimento dos servidores. Parabenizou o Presidente da Casa pela reunião com os moradores da Linha 02.
Resumo do discurso do Vereador na 1ª Sessão Ordinária do dia 19-02-2024
Comentou sobre a visita do Senador Jaime Bagatoli, frisando que o Senador obteve em Cacoal mais de 15 mil votos e que até agora destinou apenas 500 mil. Falou do acordo que destinaria 3,5 milhões e que o ideal seriam 7 milhões. Parabenizou o Senador Confúcio Moura, agradecendo pelo atendimento e o acolhimento as reivindicações dos vereadores em Brasília, destacando que protocolou pedido para liberação de 15 milhões para o saneamento básico do Riozinho. Frisou que Confúcio, junto com os senadores Marcos Rogério e Bagatoli, deverá interceder junto ao governo Federal nessa liberação. Solicitou ainda 2,5 milhões para asfalto; ao deputado Maurício de Carvalho pediu 1, 5 milhões para o Morada Digna; à deputada Silvia Cristina pediu 200 mil para a AMEC; e 200 mil para Associação Vira Lata Vira Amor. Falou que 302 mil estão depositados na conta da Prefeitura para trocar a iluminação do Riozinho para lâmpadas de Led, frisando que o Projeto está emperrado na SEMOSP e que irá a Porto Velho para resolver o problema. Falou da reunião com as ACS, frisando que foi acertado sobre a remuneração desses servidores. Falou do retorno as aulas, iniciado em fevereiro. Falou dos avanços no planejamento, parabenizando o Secretário Dayvis. Falou que em todas as administrações têm dificuldades e que, enquanto houver bom censo, honestidade e amor por Cacoal continuará apoiando. Pediu paciência a população e disse acreditar, que logo irá se resolver a maioria dos problemas.
Resumo do discurso do Vereador na 37ª Sessão Ordinária do dia 11-12-2023
Agradeceu a Professora Marcia do Riozinho, que apresentou um minidocumentário para participar de um concurso sobre a escolinha de voleibol a qual representa, frisando que ficou muito feliz deixando o seu reconhecimento a Escola Celso Ferreira, principalmente a professora Márcia. Disse o ano foram de muitas conquistas, destacando aprovação do piso dos servidores e está feliz com os avanços, destacando o asfaltamento do Bairro Jardim Vitória, que está com 90% concluído, com iluminação de led e que também foi resolvido o problema da água. Falou do início dos trabalhos para construção da orla no Riozinho que é preciso reconhecer o trabalho que está sendo feito. Agradeceu a família e os atletas, destacando que foi um ano abençoado. Frisou que sempre haverá situação e oposição – mas que fica triste com uma oposição sem educação, usando palavras que ofendem e que o sentimento é de dó, para com essas pessoas. Falou ser preciso usar a Tribuna com seriedade — comentando sobre as falas em relação à falta de merenda nas creches. Falou sobre o Beira Rio, frisando que alguns políticos não têm senso de lógica, que o vereador não tem hombridade para falar o que é correto. Disse ser preciso ter cuidado para com as pessoas que são do contra. Disse que o que tem é pouco, mas é grato pelo que tem. Agradeceu a Deus, frisando que foi um ano de contendas, mas também foi de vitórias. Desejou um Natal voltado ao amor e a Jesus.
Resumo do discurso do Vereador na 36ª Sessão Ordinária do dia 04-12-2023
Iniciou o discurso falando dos projetos destinados a saúde, que não estão em pauta, mas a Mesa ira colocar para votar com urgência. Falou que alguns servidores fazem a administração pública anda e andar bem. Falou que a gestão do Prefeito Fúria anda bem, destacando o trabalho das mulheres. Parabenizou o trabalho da servidora Zelaine. Falou do trabalho na creche Mônica e que a merenda é feita por nutricionista e ficou encantado com atendimento. Disse que muitos esperavam que ele falasse sobre a decisão do TJ, mas não irá se manifestar e deixar nas mãos do jurídico e continuará respeitando o Presidente da Casa e os membros da mesa. Falou que assim como tem que se respeitar, merece também respeito, frisando que comemorou a decisão da justiça no mandado de segurança, que deixa claro de que, manda no seu voto. Comentando sobre a votação da LDO, disse que deveriam ter vergonha pelo que foi feito, e que não é exemplo para ninguém. Frisou que os mais covardes são os que não falam. E aquele mudar no meio é um tapa na cara e um tapa na cara da justiça. A população pergunta porque dar soco na mesa? Respondeu que dará soco na mesa todas às vezes tentarem achar que é otário e poderem passar por cima, frisando que não é melhor que ninguém, mas Deus lhe ensinou, que também não é o pior.
Resumo do discurso do Vereador na 35ª Sessão Ordinária do dia 27-11-2023
Parabenizou pelos jogos abertos - e que 80 % desses jovens passaram pela escolinha, destacando e parabenizando a Professora Austia pela idealização dos Jogos Abertos. Comentou sobre o evento no Beira Rio e que esse tipo de evento traz pessoas para Cacoal e ajuda a economia, falando de alguns segmentos do comercio que estiveram movimentados no final de semana. Disse que é preciso olhar o que está sendo feito de bom e que as cobranças são justas. Falou que algumas cidades maiores, tem o custo de vida mais barato e que Cacoal não é para amadores. Cacoal é diferente, e que hoje por meio do Prefeito Fúria, foi colocado transporte público gratuito no Riozinho. Que as vezes alguns, por não gostar de “a” ou “b” ou do “C”, fazem coisas que não condiz com o mandato de vereador, que se não tem condições de ser vereador que reflita, pois não está ali para agradar, mas sim para representar um população de quase 100 mil habitantes. Disse que as pessoas que não brigam, que não defendem, não tem condições de estar ali e os que criticam gostariam de estar. Falou que respeita quem tem opinião contrária a sua, e, que Cacoal precisa ser vista pela grandeza que ela tem: como a Capital do Café e que tem resgatado a cultura do Cacau, como polo em Saúde e Polo Universitário. Falou que agradece aos prefeitos que passaram e o que aqui está, pela cidade que lhe deu tudo. Comentou sobre sua família, frisando que destino prega algumas surpresas e que no dia 26 de Novembro de 2007 o pai o deixou e, desde então, não consegue comemorar o aniversário de Cacoal, mas agradece a Deus por morar aqui e ver Cacoal crescendo, mesmo com as brigas e contendas. Falou que toda unanimidade é burra e que pessoas irão divergir de opiniões sempre. Finalizou o discurso dizendo que o pai lhe ensinou a ser correto, e, que se viver até os 100 anos, nenhum dia será mais completo, desde o dia 26 de novembro de 2007.
Resumo do discurso do Vereador na 34ª Sessão Ordinária do dia 20-11-2023
Falou ao agricultor Gilmar Felberg, para não deixar de cuidar do esporte de base. Agradeceu a Secretaria de Agricultura pelo atendimento à suas demandas. Disse que muitos assuntos não deveriam ser tocados e que não deveria ter muitas preocupações e a população já acordou e sabe quem é quem. Falou que a palavra quando dita sai como uma flecha. Frisou que na Câmara não existe o rebatedor de discurso. Disse que apanhar não é para qualquer um. Frisou que na hora da fala, pode levar o nome do seu parceiro no lixo. Disse que se as vezes não apoiar, o vínculo está quebrado. Disse que escolheram uma pessoa que não tem sabedoria e se continuar batendo, continuará humilhado. Falou que é vergonhoso o que foi falado, frisando que é preciso ter honra. Falou que não se envolve na vida pessoal de ninguém e que sua vida é pessoal. Disse que é preciso ter postura de vereador e honrar pai e mãe. Falou que se errou é preciso ter hombridade de falar que errou. Frisou que tudo tem um limite e a política é um jogo de interesses. Disse que a oposição as vezes coloca que o Prefeito não faz nada, mas esse é o posicionamento da oposição. Disse que o prefeito Fúria tem feito muito trabalho, mas tem muita coisa para melhorar. Falou que esteve em Espigão e está na final nos dois naipes masculino e feminino e que as atletas foram convocadas para representar o Estado de Rondônia, no Rio de Janeiro. Falou do Projeto 138, que não foi para votação porque não quiseram, frisando que muitas crianças não irão ganhar presente, porque a pessoa só pensa em prejudicar o Prefeito. Disse que toda vez que dá uma bala para o filho, adoça a boca do Pai. Encerrou pedindo que população abra os olhos.
Resumo do discurso do Vereador na 33ª Sessão Ordinária do dia 14-11-2023
Comentou que é preciso tomar providências quanto a situação da Energiza em Cacoal, pedindo apoio dos vereadores para protocolar requerimento e também que os deputados intercedam nesse sentido, em Porto Velho. Disse que no Riozinho ficou sem aula devido à falta de energia. Falou sobre a liberação do recurso para continuidade das obras da Linha 06. Enviou condolências à família de Ozeias Pacifico. Comentou sobre a sessão da última segunda-feira, frisando que se exaltou muito, pedindo desculpas. Disse que as divergências existem, mas o que não pode faltar é o respeito pelo voto. Falou que quando se perde é preciso ter hombridade para assumir. Deixou claro, que na última sessão a base não perderia a votação, frisando que tem vereador que não tem mandato e que é mandado por outro vereador. Disse que não aceita, que vereador que tenha bom senso, boa educação, é inteligente é respeitado, concordar com o que foi feito na segunda-feira, frisando que foi manobra. Falou que isso não pode acontecer e que o direito de votar precisa ser respeitado. Falou que é contra os 10%. Comentou que os filhos veem os pais como super-herói. Disse que é preciso ganhar no voto, frisando que está respeitando a Presidência da Casa. Falou que está trabalhando e fazendo a sua parte e que é preciso ter um posicionamento verdadeiro. Falou que o que tem, é o seu voto e esse é sagrado. Pediu perdão a população por ter se exaltado. Disse que não irá se calar quando seu direito for desrespeitado, frisando que respeita a Presidência, desde que este respeite o seu voto.
Resumo do discurso do Vereador na 32ª Sessão Ordinária do dia 06-11-2023
Falou da tramitação do PL 148, que pagará o piso da enfermagem para pessoal da hemodiálise, lembrando que acompanhou as tratativas junto com a Secretaria de Saúde em Brasília. Falou da importância do trabalho e da valorização de todos os servidores da hemodiálise, que estão à disposição da Prefeitura. Disse que o Projeto já foi lido e espera que siga para as comissões ainda esta semana. Falou da ordem de serviços no Bairro Santo Antônio e que em Cacoal aumentou a quantidade de obras que estão sendo realizadas. Disse que os vereadores estão prontos para votar os projetos, para que tenha também asfalto nos demais bairros. Disse que a função dos vereadores e dar condições para que o executivo trabalhe. Disse que o político precisa ser humano, destacando a situação de Espigão D´Oeste e a alegria da população em reconhecer o trabalho do Prefeito. Falou sobre o campeonato de base de futebol, destacando a necessidade de iniciar com as crianças e que por meio do esporte, é possível tirar as crianças dos caminhos tortuosos. Disse que não consegue tocar o projeto do Riozinho sozinho, falando que o trabalho é grande e tem custos muito alto. Agradeceu aos deputados Luizinho Goebel, Cirone e Cassio Góis e agradeceu a ajuda do vereador Romeu. Disse aos jovens que estão nos projetos, para continuarem a ficar longe das drogas, do álcool com excesso, da prostituição e tudo o que não presta. Falou sobre a Escolinha do Gilmar, frisando que os parceiros vão chegando, para não desanimar. Disse que se apenas uma criança se tornar um cidadão de bem, um cidadão honesto e trabalhador, todo o trabalho terá valido a pena, e, por isso formou a Debora Patrini, Natali Gabriela, Angelina Araújo, Gabriel Pinheiro, Lucas e centenas deles.
Resumo do discurso do Vereador na 31ª Sessão Ordinária do dia 30-10-2023
Falou sobre a visita dos alunos da Escola Carlos Gomes, destacando a importância de os jovens entenderem como funciona a câmara e a política em geral. Falou do reencontro com o cantor Dema, relembrando a banda 5ª Dimensão com os cantores Dema, Luiz Carlos e Iraí. Comentou sobre a saúde, destacando que é um problema crônico. Falou das Unidades de Saúde, Heuro e Regional que são de responsabilidades do Governo do Estado. Pediu aos deputados que olhem para os hospitais de Cacoal Heuro e HR., frisando que não é somente os deputados Cirone e Cassio, mas todos os parlamentares. Disse que Cacoal é a 2ª macrorregião da saúde e atende aproximadamente 32 municípios. Falou que os deputados precisam olhar com muito carinho para Cacoal. Disse que a saúde é o maior calo para resolver. Falou que os deputados precisam vir em loco ver a realidade do Heuro, onde pessoas esperam, cateterismo, cirurgias da perna, vesícula, rins etc, e se não for feito alguma coisa as pessoas vão morrer. Falou que em Porto Velho não é diferente. Falou da necessidade de uma intervenção no Heuro e que precisam de atitudes, para que as pessoas sejam respeitadas e tenham um tratamento de saúde digno. Disse que cobrar é necessário e que apoia os deputados, porém é preciso olhar com amor para a saúde. Disse que quando se fala da saúde Estadual os vereadores não consegue fazer nada, a não ser pedir. Pediu que o Governo do Estado que olhe para o Heuro como unidade de saúde, onde os servidores já estão cansados, sendo necessário ter mais servidores. Pediu ao Governador que tenha um olhar cristão pela saúde do Estado.
Resumo do discurso na 30ª Sessão Ordinária do dia 23-10-2023
Disse que alguns discursos têm vontade de aplaudir, porém, falar de “um silencio ensurdecedor, como pode ser ensurdecedor se ele é um silencio. Disse que querer induzir o povo a entender coisas erradas é absurda, falando em relação ao aumento da tarifa de água citada por outro parlamentar. Parabenizou o Vereador Magnison pelo evento Rodeio Show. Parabenizou o vereador Zivan, pela Sessão Solene em homenagem as equipes de esporte feminina. Parabenizou o Simônio diretor da AMEC e o Prefeito pela abertura dos jogos abertos e todos por apoiar o esporte. Falou que AMEC esteve bem representada, citando o Vereador Romeu, Welinton Nunes, Mão e agora com o Simônio. Disse que ainda espera que o esporte possa ser mais valorizado, que é uma grande ferramenta na educação das crianças. Comentou que depois de 14 anos foi possível a realização da copa ACDV de Voleibol. Falou que o Projeto começou com três crianças e hoje tem mais de 250, jovens jogando voleibol, agradecendo a todos pelo apoio recebido e de empresas como a Cocical e Frigocal. Disse que espera que a ACDV continue forte. Comentou sobre a Milene – jogadora do Corinthians, parabenizando pela conquista na Libertadores da América. Disse que é uma menina que saiu do Riozinho para Cacoal e hoje é uma das melhores atletas do Brasil e que possa continuar servindo de exemplos para outras crianças. Falou do inicio das obras no Bairro Brizon, destacando que Cacoal tem virado um canteiro de obras e espera que Cacoal continue caminhando pra frente.
Resumo do discurso na 29ª Sessão Ordinária do dia 16-10-2023
Discursou sobre as agendas em Porto Velho, frisando que tiveram ótimos resultados, estando na conta da Prefeitura o valor de R$332.000,00, agradecendo o Deputado Luizinho Goebel pela emenda para troca das lâmpadas no Riozinho por lâmpadas de led. Falou das ordens de serviços, destacando as melhorias que estão acontecendo no município. Falou dos investimentos nas unidades de saúde, principalmente no pronto atendimento e reforma no Materno Infantil. Pediu emendas dos deputados para investir mais na saúde, especificamente emendas para o Materno Infantil, pois muitas mães vêm de outros municípios para terem seus bebês em Cacoal. Falou dos avanços em obras de asfalto nos diversos bairros, mas que muitas coisas ainda precisam ser feitas. Falou do bairro Jardim Vitória, frisando que irá ficar ao lado da Administração enquanto estiver trabalhando. Falou sobre o aumento do ICMS pelo Estado, frisando que a votação foi realizada de maneira errônea na Assembleia Legislativa. Disse que os maiores empregadores são os pequenos e os microempresários. Disse que alguma coisa precisa ser feita porque o comerciante não aguenta esse tipo de tributação. Falou que a alíquota de Rondônia foi a que mais subiu no País, mais de 3,5%. Falou da necessidade de discutir essa matéria, que a votação deveria ser nominal. Que o Governo do Estado possa ver a importância do pequeno empresário. Parabenizou a mãe pelos 78 anos, comemorado na última semana.
Resumo do discurso na 28ª Sessão Ordinária do dia 09-10-2023
Pediu ao Presidente, para que informe sobre uma nota de repúdio, solicitada de seu gabinete. Falou da sua indignação pela não participação de Cacoal no JIR, disse que respeita a decisão da direção da AMEC, porém não concorda. Ressaltou que para fazer esporte no interior não é fácil e precisa de diretores arrojados para fazer acontecer. Parabenizou aos deputados que estão trabalhando, frisando que é preciso chegar a um consenso na saúde. Enviou oficio a Assembleia Legislativa para que alguma coisa possa ser feita, pois não há pessoas qualificadas suficientes, para que a saúde possa melhorar. Falou das inúmeras cirurgias atrasadas. Disse que Governo do Estado precisa melhorar a macro 2 em Cacoal, frisando que enquanto Cacoal atender 32 municípios estará fadado ao fracasso. Pediu a contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos. Falou que será importante a liberação dos recursos para o Centro do Altismo em Cacoal. Cobrou dos Deputados Federais e Senadores, apoio e manifestação em relação ao projeto que trata da legalização do aborto, destacando a necessidade de o assunto ser de responsabilidade do Poder Legislativo e não do STF. Falou que para ser Presidente ou Prefeito é preciso ser administrador, parabenizando a administração por todas as obras que estão sendo feitas. Parabenizou o Presidente Valdomiro Corá, por colocar com urgência o Projeto que destina recursos à SEMAST.
Resumo do discurso na Sessão Ordinária do dia 02-10-2023
Falou da falta de responsabilidade, consideração e organização do Secretário da SEJUCEL, comentando em relação a organização do JIR. Disse que é preciso dar oportunidade para quem sabe fazer esporte, indicando ao Governador e aos deputados o Vereador Romeu Moreira. Comentou sobre a Lei do REFIZ do SAAE, frisando que o parecer Jurídico da Câmara foi contrário, e que houvesse uma medida de compensação. Falou que poucos vereadores leram a Lei do REFIZ, frisando que os custos deverão sair de algum lugar. Falou que o IPTU tem aumento anual e que no SAAE também deve haver a compensação. Falou que o SAAE tem perdido mais de 4 milhões. Disse que para ser Presidente da Comissão de Justiça e Redação Final é preciso ler os Projetos.
Resumo do discurso na Sessão Ordinária do dia 25-09-2023
Comentou que no mês de setembro é comemorado o dia de prevenção ao suicídio e que perdeu um amigo, no último domingo, lamentando que Cacoal já tenha perdido muitas vidas com isso. Falou das dificuldades que as pessoas enfrentam e que devem procurar ajuda e colocar Deus na vida, acima de tudo. Falou que é contra o aborto, que as mulheres devem se preservar, assim como os homens devem ter hombridade e assumir os seus atos. Falou da reinauguração do Materno Infantil, destacando que ficou bom e que a saúde precisa melhorar mais. Parabenizou pelos recursos que estão sendo empregados nos bairros, destacando que os 40 milhões que foram aprovados pela Câmara já está sendo aplicados no município. Disse que enquanto o Prefeito estiver trabalhando de forma correta estará com ele. Pediu a presença do Secretário de Educação na Câmara, para que todos entendam o que está acontecendo.