Vereador João Pichek (REPUBLICANOS)

por Junior publicado 29/09/2023 10h50, última modificação 18/04/2024 09h19
RESUMO DOS DISCURSOS DO VEREADOR

 

Vereador João Pichek

Resumo do discurso do vereador na 9ª Sessão Ordinária –15-04-2024 

Falou da viagem a Porto Velho, frisando que juntamente com o Vereador Paulo Henrique, o Presidente Corá e o Deputado Luiz Cláudio, estiveram no DNIT, para falar com o Superintendente André Lima, sobre o Requerimento aprovado pela Câmara, buscando informações em relação à ponte da Marginal. Disse que tiveram acesso à ATA sobre o acordo entre o município e o DNIT, frisando que a obra em Cacoal não será iniciada porque os recursos foram devolvidos e deverá ser reiniciado o processo. Disse que o prefeito divulgou que o Exército iria fazer a ponte, porém infelizmente não é verdade, frisando que agora o Prefeito fala que depende do Exército, mas que talvez isso acontece em 5 ou 6 meses para a obra ser retomada –caso se consiga os recursos. Falou que os empresários estão sendo prejudicados, pois, foi tirado o direito de ir e vir. Falou que o Executivo fez teatro derrubou a ponte e até agora não foi resolvido, criando expectativa nos empresários. Falou que na Ata a Prefeitura teria que fazer uma parte e até agora não foi feito nada. Pediu a mesa que enviasse oficio ao MP, para que cobrasse a limpeza dos rios, porque mesmo com as cobranças da Câmara até o momento nada foi feito. Disse que a falta de limpeza tem contribuído para as enchentes. Sugeriu moção para o Coronel Cantidio, sendo um dos fundadores da extinta Guarda Mirim, ajudou a fundar ao 4.º Batalhão de polícia Militar, sendo importante essa homenagem.

Resumo do discurso do vereador na 8ª Sessão Ordinária –08-04-2024 

Pediu a inclusão do Projeto 64, frisando que não tem problema com servidores, mas sim com o Prefeito, que vem fazendo promessas e não cumpre. Falou da reunião com os servidores da SEMTTRAN, que depois o Prefeito mandou a procuradora desmentir o que havia prometido. Falou da reunião com servidores da Secretaria de Obras prometendo melhorias e até agora nada. Disse que votará favorável ao Projeto 64, mas se for para beneficiar um que, possa beneficiar a todos. Falou sobre os atos de filiações partidárias, frisando que um ato forte da democracia. Falou das perseguições que vem sofrendo, juntamente com o Vereador Paulo Henrique, pedindo ao Prefeito que se preocupe com as obras que não concluiu, citando Feirão, Rodoviária, Prefeitura Nova, concurso público Uirapuru, Multisseriadas, corujão da saúde, entre outras. Comentou que uma servidora foi demitida do SAAE e que citaram o seu nome, frisando que não tem indicação e tão pouco influência para exonerar ninguém. Falou das casas e que se não tivesse tomado um posicionamento à época, talvez as pessoas que foram sorteadas não iriam receber as casas, frisando que em breve deverão ser entregues. Disse que o partido deverá tomar providencias quanto as difamações.

Resumo do discurso do vereador na 7ª Sessão Ordinária –01-04-2024 

Iniciou falando das enchentes, frisando que por meio de uma indicação sua, do Vereador Paulo Henrique Valdomiro corá, pediu que o prefeito possa enviar um Projeto à Câmara para destinar auxilio as famílias vítimas da enchente.  Parabenizou o Presidente da Câmara, que por meio da sua gestão irá liberar 300 mil reais, para auxiliar o Executivo no atendimento às famílias atingidas pela enchente. Falou dos quase 4 milhões aprovados pela Câmara para fazer a Prefeitura no Beira rio, frisando que foi criada uma Comissão de averiguação para acompanhar o andamento das obras no Espaço Beira Rio. Disse que está como Presidente da comissão. Falou que muitos moveis foram comprados e esqueceram de executar a obra. Falou da indignação dos feirantes quanto a situação do Feirão, que chove mais dentro do que fora. Falou que o Deputado Alan Queiroz destinou emenda para reforma e até o momento não realizado. Cobrou as promessas do Executivo quanto ao Ônibus para levar os pacientes para Porto Velho, frisando que está quebrado, com pneus carecas, sem ar condicionado, frisando que os pacientes enviaram vídeos dos problemas que estão enfrentando. Comentou sobre a situação do Centro do Autismo, pedindo que os vereadores também possam averiguar. Falou que fez oficio ao Executivo para que possa ter um acompanhante profissional da saúde, porém não foi atendido. Sobre concurso público, disse que está enganado a população com as lives, pois até o momento nada. Disse que são 300 cargos comissionados e mais de 300 das terceirizadas e quem perde é população. Disse que fez a promessa desde o início do mandato e até agora nada. Cobrou mais uma vez o concurso público que e tão esperado pela população.  Disse que outro problema do executivo é preciso rever, frisando que em 2022 o Executivo fechou a conta com um déficit de mais de 10 milhões, em 2023 o déficit foi de mais de 18 milhões, está gastando mais do que arrecada, isso é preocupante e quem vai pagar a dívida é a população, com os impostos.       

Resumo do discurso do vereador na 6ª Sessão Ordinária –25-03-2024 

Parabenizou o Vereador Paulo Henrique pelo discurso, frisando que são poucos vereadores, que tem essa coragem de usar a Tribuna para falar algumas verdades. Falou da semana santa, frisando que deve ser de reflexão. Comentou sobre as perseguições em várias secretarias do município, citando o PAM,  Educação e Obras. Frisou as reclamações vem dos servidores. Disse que saúde estão cobrando prioridades no atendimento às pessoas que vem do Distrito, frisando que todos precisam ter o mesmo atendimento. Disse que na educação há relatos de desvio de funções. Frisou que na Secretaria de Obras a situação não é diferente, destacando que servidor que não atende é tirado de sua função e tem pessoas políticas ocupando lugar de técnicos. Questionou sobre a ponte da BR 364, frisando que a Câmara aprovou um Projeto na última enchente para beneficiar centenas de famílias desabrigadas, passou o tempo e o problema da ponte não foi resolvido. Disse que o prefeito prometeu mais uma vez na última semana, que irá colocar uma ponte móvel no local, pedindo que cobrasse do Senador Confúcio Moura agilidade. Falou sobre seus questionamentos ao Secretário de Meio Ambiente, sobre a necessidade da limpeza dos rios, para evitar que a população continuasse sofrendo todos os anos. Disse que a Câmara faz o seu papel, cobrar, legislar e fiscalizar. Se solidarizou com as famílias vítimas da enchente. 

Resumo do discurso do vereador na 5ª Sessão Ordinária –18-03-2024 

Falou dos problemas no Bairro Embratel, falando da rua Ademir Bento, pediu o envio de ofício à Secretaria de Obras pedindo agilidade na recuperação das ruas do Bairro Embratel e também de outros bairros. Disse que a Secretaria de Obras, executou tapa buracos no bairro Jardim Eldorado, que há meses vinha sendo cobrado pelo seu gabinete. Pediu informação à Secretaria de Planejamento sobre como está a regularização dos terrenos no Distrito de Divinópolis. Cobrou a aplicação da emenda da ex-deputado Jaqueline Cassol, na construção do muro da escola no referido Distrito. Leu um documento, pedindo que a Mesa tome providências quanto algumas atitudes de pessoas que usam Cacoal, conforme seus interesses particulares deixando a população para segundo plano. Frisou que muitas situações estranhas aconteceram ao enfrentar a judicialização0 da eleição da mesa, mas que não devem ser esquecidas as atitudes dos Procuradores da Casa. Citou algumas situações envolvendo os procuradores, pedindo que essas fossem apuradas. Pediu que a Mesa, possa representá-los junto ao MP e a OAB. Frisou que os procuradores perseguem vereadores e que foi processado assim como outros vereadores. Falou que ganham mais de 40 mil reais por mês, pedindo a Mesa que envie todas as provas para que possam ser averiguadas. Falou que só trabalham quando o interesse é dos mesmos, frisando que não irá se calar. Comentou sobre uma obra na Avenida Sete de Setembro, frisando que bastou o Prefeito construir um Posto, que foram construídos os quebra-molas e que supostamente estaria usando energia pública sem passar pelo relógio, para iluminar o pátio do posto. Frisou que servidores da Prefeitura estaria fechando um bueiro no local para beneficiar a referida obra.

Resumo do discurso do vereador na 4ª Sessão Ordinária –11-03-2024 

Apresentou o relatório sobre a Comissão Especial de Averiguação- sobre irregularidades na contratação de serviços do transporte coletivo, do Riozinho e outros bairros de Cacoal, frisando que o relatório está disponível no sistema SAPL da Casa de Leis. Comentou sobre a sua reivindicação em relação a situação dos voos em Rondônia no último discurso, destacando que o Deputado Thiago Flores informou que a Bancada de Rondônia realizará uma reunião no dia 13/03, com representantes do setor para tratar sobre a situação dos voos. – Falou sobre a obra realizada na praça CEU – frisando que na época muitos questionaram o Executivo, frisando que até hoje não foi resolvida a situação sobre a Pista de Skate. Pediu ao Executivo que fosse dado atenção aos jovens. Falou sobre o Feirão do Produtor, que falta reforma e segurança no local, frisando que feirantes já tiveram objetos furtados. Pediu um agente de segurança no local.

 

Resumo do discurso do vereador na 3ª Sessão Ordinária –04-03-2024 

Parabenizou a todas as mulheres, convidando para que possam fazer parte do pleito eleitoral, destacando a falta que faz no Parlamento a presença das mulheres. Disse que o MP ingressou com ações civis públicas, para regularizar 9 unidades de saúde em Cacoal. Disse que sempre vem cobrando, a falta de medicamentos e itens básicos como de higiene pessoal, fonte de oxigênio e até álcool, nas UBS, mas o Executivo prefere gastar com eventos de manobra e até com imprensa. Disse que não irá generalizar, mas que se refere a imprensa marrom. Falou de uma situação de determinada emissora onde teve a sua fala cortada, por estar defendendo o seu pensamento. Disse que é preciso cobrar onde estão sendo investidos o dinheiro da população, não gastar de forma errada, enquanto faltam itens básicos na saúde para atender a população. Disse que sabe das inúmeras irregularidades e fez muitas denúncias.  Cobrou dos Políticos do Estado a situação dos voos para Cacoal, frisando que os políticos não se preocupam porque a população é que paga as passagens. Disse que não terá desenvolvimento em Cacoal e no Estado, se não abraçarem essa causa, frisando que muitos empregos estão deixando de ser gerado por falta de voos. Enviou ofícios a todos os deputados, federais, estaduais, Senadores e ao Governo do Estado, cobrando que intercedam por essa situação. Disse que o MP está se posicionando firmemente para que isso se realize. Parabenizou o Conselho de Medicina que levou a denúncia ao MP sobre as UBS, chamando a atenção do Conselho Municipal de Saúde que ainda não se manifestou sobre a situação.


Resumo do discurso do vereador na 2ª Sessão Ordinária –26-02-2024

 Comentou sobre a decisão do STF, que confirmou a permanência da Mesa Diretiva. Comentou sobre os procuradores que querem aparecer mais do que políticos e que inclusive lhe processou. Disse que os posicionamentos são mais políticos do que técnicos. Falou sobre o desvio de combustível, pedindo o envio de oficio a Policia Civil, a PF e ao MP, pedindo respostas quanto a investigação referente ao desvio de combustível nas Secretarias de Saúde, Educação e Obras. Disse que é preciso dar resposta a população. Pediu ao Secretário de Obras, tapa buracos no Bairro Jardim Eldorado, pedindo também iluminação pública no referido bairro. Disse que mais de 740 mil serão gastos com a imprensa em Cacoal. Frisando que são gastos 400 mil com árvore Natalina, 700 mil com imprensa e na saúde faltam medicamentos básicos. Disse que escolas estão sem ar condicionados, escolas funcionando como multisseriadas, mais de 3 milhões de reais em enfeites natalinos e para atender a população não tem recursos. Pediu agilidade no convênio com o IFRO para realizar análise de solo, enviando ofício à agricultura cobrando como está à situação do convênio. Pediu a Secretaria de Educação informações sobre como está à contratação dos agentes de segurança nas escolas municipais, bem como a instalação dos detectores de metais, destacando que a lei aprovada não está sendo cumprida. 


Resumo do discurso do vereador na 01ª Sessão Ordinária –19-02-2024

Comentou sobre a permanência da mesa diretiva eleita em 2022. Falou sobre a reunião com os moradores da Linha 02, onde as crianças estariam passando 4 horas no Ônibus e há muitas reclamações também de outras linhas, citando Linha 9 e Linha 21. Falou sobre transporte com a tarifa zero, frisando que depois de muitas cobranças avançou e está atendendo outros bairros. Comentou sobre a ação direta de inconstitucionalidade da Lei 5153/2023, frisando que junto com outros vereadores não votou pela aprovação, por considerar ilegal. Falou das obras que não saíram do papel, Reforma do Feirão, Uirapuru, Ponte da marginal da BR, Balde Cheio para os agricultores, Escola Polo e nova Prefeitura, onde foram aprovados mais de 4 milhões de reais, pedindo comissão para averiguação. Falou da visita da PF ao SAAE, frisando que muitos servidores não estão conseguindo fazer empréstimo bancários na Caixa, devido a uma situação ocorrida no SAAE. Comentou sobre a tramitação do Projeto de mudanças no Plano Diretor, agradecendo a presença do Secretário de Planejamento que apresentou o projeto.


Resumo do discurso do vereador na 36ª Sessão Ordinária – 04-12-2023

Comentou sobre o Projeto que destituía o cargo de procurador-geral apresentando pela Procuradoria e que no Projeto dava superpoderes para os procuradores e que na sua gestão foi arquivado, frisando que da noite para o dia a outra Mesa, quando assumiu a gestão, votaram o projeto de forma atropelada em extraordinária. Falou sobre a parceria com o Cincero e por sua indicação, hoje os pacientes têm onde ficar em Porto Velho. Falou da sua indicação de um auxiliar da saúde para acompanhar os pacientes e atender as necessidades, pois muitos estão enfermos e pedindo também melhorias no transporte.  Disse que vários pacientes que saem agendados e quando chegam à capital não tem o agendamento, pedindo a Mesa que envie oficio questionando sobre a situação. Comentou sobre a visita na Energisa cobrando providencias quanto as quedas de energia principalmente na área rural, distritos como Riozinho, Divinópolis, que possam oferecer energia de qualidade. Comentou sobre o campeonato Inter secretarias, parabenizando o Sinssemuc e todas as equipes que participaram, sagrando-se vencedores a equipe da Secretaria de Obras em 1º e da SEMED em 2º. Cobrou da SEMTTRAN políticas públicas para o trânsito de Cacoal, destacando o aumento do índice d e acidentes.  Pediu ao Diretor do DETRAN, Leo Moraes, mais ações no trânsito de Cacoal.   



Resumo do discurso do vereador na 35ª Sessão Ordinária – 27-11-2023

Falou sobre a decisão do STF, frisando que foi um colegiado que deu a decisão para a permanência do Vereador Corá na Presidência. Falou dos advogados que trabalham na Câmara que atuam em causa própria. Comentou sobre a reforma da Casa, frisando que tem Vereador mais uma vez querendo manchar a Casa, por coisas que não levam a lugar nenhum e deixando de fiscalizar e trabalhar na sua verdadeira função. Falou que foi ampliado o atendimento do transporte tarifa zero para outros bairros. Disse que espera que o Prefeito realize concurso público atendendo os anseios da população. Comentou sobre as obras de asfaltamento e que em várias ruas o asfalto já está cedendo, bueiro entupidos, citando o bairro liberdade, onde ainda não foi colocado a massa asfáltica e está causando transtornos à população. Falou que no Alto da Boa vista os bueiros estão entupidos com terra, frisando que é devido à demora na finalização das obras. Pediu o envio de oficio ao Secretário de Obras cobrando agilidade na conclusão. Falou sobre o rejeito de asfalto no Riozinho, que há meses está amontado e ainda não foi tomado providencias. Disse que, se houver alguma coisa errada será descoberto e que continuará mostrando o trabalho do vereador em Cacoal.


Resumo do discurso do vereador na 34ª Sessão Ordinária – 20-11-2023

Deixou uma mensagem sobre o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Disse que no dia 26 de novembro, Cacoal completará 46 anos, parabenizando a todos Cocalenses e os Pioneiros. Falou da arrecadação do município, comentando sobre as despesas com enfeites natalinos. Frisou que já foram gastos mais de três milhões em locação de enfeites natalinos. Disse que chama atenção, a locação de uma arvore natalina de 35 metros, que está sendo instalada no Beira Rio no valor de quase 400 mil reais. Disse que enquanto isso, faltam aparelhos de Raio X, cadeira de odontológicas, aparelho de ultrassom e outros. Frisou que não é contra a iluminação, mas sim contra o absurdo dos valores gastos com locação. Disse que retirar as apostilas por falta de dinheiro é mentira, pois estão usando os recursos de forma errada. Disse que, o que causa estranheza é que sempre é a mesma empresa que ganha a licitação. Falou do Projeto para aquisição de uma camionete para educação, frisando que é contra. Disse que o Secretário foi questionado sobre a possibilidade de reverter esse dinheiro para aquisição de computadores, ar condicionados para atender as escolas. Falou do Projeto 138, e que jamais foi contra. Falou que foi eleito para fiscalizar e questionar e está fazendo isso em relação a esse Projeto, quanto a forma que será distribuído esses brinquedos. Falou da falta de concurso público e que cidades vizinhas estão realizando, citando Espigão D´Óeste. Falou que questionar não é perseguir, mas sim debater todos os projetos que chegam a Casa de Leis. Falou que continuará cobrando em prol da população, questionando sobre um valor de 30 mil reais pagos, para realizar manobras no Beira Rio e dos mais de 400 mil para uma árvore ficar exposta por apenas 35 dias no Beira Rio. Disse que é favor de shows, mas que é preciso refletir de como está sendo usado o dinheiro público no município. Pediu a mesa o envio de oficio a Secretaria de Trânsito pedindo políticas públicas para o trânsito de Cacoal, devido aos inúmeros acidentes que vem ocorrendo.

Resumo do discurso do vereador na 32ª Sessão Ordinária – 06-11-2023

Comentou sobre o Centro do autismo, frisando que é lamentável o que está acontecendo hoje e que no passado o Executivo jogou a Câmara contra a população e contra as mães e mentindo quanto aos profissionais para atender o Centro do Autismo. Disse que a Lei 5.255, teve que ser sancionada pelo vice-presidente Toninho do Jesus, frisando que a Lei pede transparência nas obras públicas que estão paradas em Cacoal, frisando dar mais transparência a população. Enviou oficio ao Secretário de Obras pedindo informações sobre o início do Asfalto no Bairro Liberdade e que algumas ruas começaram a mexer e há pelo menos trinta dias estão paradas, prejudicando a população. Comentou sobre a entrega das 80 balanças, frisando que tem 80 barracas e que não serão entregues porque deverão ser destinadas para eventos. Falou sobre as cobranças e a demora na entrega dessas balanças. Falou que será votada a LDO e que infelizmente os agricultores irão sentir, porque serão cortados milhões dos recursos e irá prejudicar o atendimento aos agricultores. Falou da necessidade de oferecer suporte aos pequenos agricultores, por meio de técnicos para que produzir com mais qualidade. Disse que Cacoal deixa a desejar no atendimento aos pequenos agricultores, que necessitam desse acompanhamento.  Falou da parceria com o IFRO e que o Executivo não está cumprindo com sua responsabilidade, quanto a análise de terra.          

 

Resumo do discurso do vereador na 31ª Sessão Ordinária – 30-10-2023

Enalteceu a presença dos alunos da Escola Carlos Gomes, destacando a importância dessa participação para o conhecimento. Estendeu o convite para as demais escolas para possa participar e conhecer o funcionamento da Câmara. Falou que importante que cada vez mais, os jovens participem da política e acreditem no futuro.  Parabenizou a todos os servidores pelo Dia do Servidor comemorado no dia 28 de outubro. Falou sobre a falta de água citando o município de Espigão D Oeste, frisando que é preciso ajudar e não querer se beneficiar politicamente, que vários municípios estão ajudando. Falou que faltaram investimentos na CAERD, cobrando do Governo do Estado. Alertou sobre a situação do Rio Pirarara, disse que está pedindo socorro e que moradores registraram peixes morrendo e suspeita de estarem jogando esgoto no rio, frisando que irá fiscalizar. Disse que ainda não viu a SEMMA fazer nada pelos rios. Comentou sobre o Projeto Renascer das Águas, pedindo que possa ser criado um programa e que possa dar continuidade na recuperação das nascentes. Disse que isso é para evitar que os produtores rurais não sintam dificuldade pela falta de água. Falou que irá na SEMMA, cobrar mais atuação da Secretaria na recuperação dos rios, preservando mais para o futuro. Falou da necessidade dos vereadores de se capacitar e buscar conhecimento, para que possam trabalhar pela população, destacando que o evento em Cabixi foi de grande aprendizado. Destacou os temas abordados, chamando a atenção para a necessidade de discutir sobre as emendas parlamentares impositivas, para que os vereadores possam fortalecer o Poder Legislativo. 

Resumo do discurso do vereador na 30ª Sessão Ordinária – 23-10-2023

Pediu a Mesa o envio de oficio ao Secretário de Obras para que possa espalhar o rejeito no Riozinho. Disse que empresa particular estaria retirando o rejeito do local.  Comentou sobre uma escola que foi invadida em São Paulo, onde foi tirado a vida de uma adolescente de 15 anos, chamando a atenção que em Cacoal tem duas leis para atender as escolas, sendo uma para contratação de agentes e outra para aquisição de detector de metais, frisando que não está sendo atendida as escolas rurais. Enviou ofício ao Secretário de Educação para que informe quais as escolas são atendidas com os agentes e onde estão os detectores de metal. Falou da criação de mais de 30 cargos comissionados e faltando segurança nas escolas. Falou da aquisição de uma camionete no valor de mais de 300 mil reais. Comentou sobre a reclamação dos pais, quanto a qualidade da merenda escolar. Falou da retirada das apostilas das escolas. Parabenizou a equipe da Câmara pela participação no campeonato intermunicipal realizado pelo SINSEMUC. Parabenizou a jogadora Milene, destacando a necessidade de investir mais no esporte para que mais atletas possam se destacar a nível nacional. Falou dos gastos de mais 2,5 milhões para iluminação de Natal em Cacoal, frisando que esse ano será mais de um milhão só em locação, questionando se não seria viável a aquisição. Falou do Papai Noel inflável de 25 mil reais. Chamou os vereadores para discutir o Projeto Natal Feliz, destacando a necessidade chamar as secretarias, SEMAST e CULTURA. Falou da entrega de bicicletas, falando que alguns pais estão questionando, se não seria melhor substituir por notebook. Pediu a discussão do Projeto Natal Feliz, para saber quem será beneficiado.

Resumo do discurso do vereador na 29ª Sessão Ordinária – 16-10-2023

Iniciou seu discurso com a frase de Cora Coralina “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” para homenagear a todos os professores. Falou do aumento abusivo do ICMS de 17,5% para 21% e que infelizmente quem vai pagar a conta é a população rondoniense. Disse que a pressa foi tão grande, que votaram e sancionaram o projeto no sábado. Falou da situação do Heuro, frisando que um deputado de Cacoal faz parte da Comissão de Saúde, mas nada faz e os pacientes estão amontoados nos corredores. Falou dos valores recebidos pelos deputados, frisando que o custo de um deputado é mais de 300 mil para a população. Disse que o deputado Rodrigo Camargo foi o único que votou contra o aumento do ICMS. Falou da falta de concurso público, que cerca de 313 portariados estão trabalhando em prol do Executivo. Disse que colocou uma emenda para ter concurso público e que não foi aprovado. Falou sobre a situação do Feirão do Produtor que até o momento não foi realizado. Comentou sobre a votação da LDO, orçado em mais de R$370 milhões e que a mais prejudicada será a agricultura, que teve uma 14 milhões e 755 mil para 8 milhões e 725 mil. Cobrou do Secretário a entrega das balanças e as barracas, que estão a mais de 5 meses guardadas, emenda do ex-deputado Mauro Nazif, destinada a atender os feirantes.

Resumo do discurso do vereador na 28ª Sessão Ordinária – 09-10-2023

Falou das comemorações relacionadas ao Dia das Crianças. Parabenizou o empresário Nério Bianchini do Cacoal Selva Park pelo evento em prol das 1200 crianças. Falou da aprovação do Projeto do sistema apostilado na educação e que agora no final do ano letivo está sendo retirado pelo Executivo. Falou do retrocesso no período da COVID e mais uma vez falta gestão na educação de Cacoal, falando que o Conselho de Educação não foi informado dessas mudanças. Falou do Projeto tarifa zero, que no dia 11 de fevereiro foi aprovado pela Câmara e até o momento somente o Riozinho está sendo atendido. Disse que é preciso o transporte público para os demais bairros e, que o valor a ser cobrado seja justo, falando da dificuldade dos moradores dos bairros distantes. Comentou sobre os acidentes na cidade pedindo políticas públicas da Secretaria de Trânsito. Pediu para intensificar as ações de conscientização. Falou sobre a realização de concurso público, que infelizmente o Executivo ainda não tomou providencia. Falou do Outubro Rosa, parabenizando o Presidente por ceder a Câmara para realização da de tão importante evento, que foi a Exposição Corpos Reais – A vida após o câncer de mama, realizado pelo grupo “Unidas Venceremos”.