Vereadores apuram denúncia de supostas mortes de pacientes por contaminação na hemodiálise

por sorce — publicado 20/10/2021 12h22, última modificação 20/10/2021 12h22

Em busca de informações quanto a denúncias divulgadas na última segunda-feira (18), onde trinta (30), pacientes que fazem tratamento de diálise em Cacoal, teriam morrido em decorrência de uma suposta contaminação nos bicos da máquina que realiza os procedimentos;

Uma comitiva de parlamentares composta pelo vereador Toninho do Jesus (Podemos), vice-presidente da comissão permanente de educação, saúde e assistência social, Ezequiel Câmara (Progressistas), Paulinho do Cinema (PSB), e Romeu Moreira (Dem).

Os vereadores compareceram na clínica de hemodiálise na manhã da última terça-feira (19), para averiguar os fatos relatados.

Em conversa com os médicos, enfermeiros e técnicos, foi questionado o número de mortos, a qualidade da água, e dos filtros das máquinas de diálise.

O vereador Paulinho do Cinema pediu à clínica de hemodiálise um relatório com a relação dos óbitos e do laudo da água.

A água não está contaminada, recentemente realizaram testes, e o laudo deu negativo para contaminação, bem como os picos e filtros, quanto aos filtros algumas máquinas utilizam filtros, outras não.

Aos pacientes os vereadores perguntaram às pessoas que estavam lá fora, vocês estão felizes com a hemodiálise?

Não teve uma pessoa para reclamar, eles disseram que os médicos atendem muito bem, os enfermeiros nos atendem muito bem, nós nunca mais chegamos aqui e tivemos problema de não ter insumo, a gente vai e volta tranquilidade, (Disseram os pacientes).

Os vereadores também perguntaram, o que vocês acham que tem que mudar?

Em respostas ouviram; gostariam que voltassem a ser servidos o lanche lá dentro na máquina, porque eles ficam cansados durante o procedimento de hemodiálise.

A médica diz que não pode servir lanche durante o atendimento porque as máquinas são próximas, e ainda existe o problema da covid-19.

Uma reclamação foi o que eles acham que as pessoas que vão acompanhá-los também pudessem fazer alimentação, muitas vezes eles vêm de outras cidades e não tem dinheiro para comer e nem tempo de comer.

Paulinho do Cinema afirmou que vai levar essa questão da alimentação ao prefeito Adailton Fúria (PSD), pois é um pedido mais que justo dos acompanhantes.