Vereador Romeu Moreira é Homenageado com Placa de Reconhecimento pela Valorização do Cacau de Rondônia

por Orlei Junior publicado 19/12/2023 11h37, última modificação 19/12/2023 11h37
A entrega da placa de reconhecimento ressalta o papel fundamental de entidades parceiras na constituição da IG Cacau de Rondônia.

Nesta última sexta-feira, 15 de dezembro, na Sede do SEBRAE em Porto Velho, o vereador Romeu Moreira participou  da coletiva de imprensa para a entrega da placa de reconhecimento às entidades parceiras que contribuíram com o SEBRAE/RO na constituição da IG CACAU de RONDÔNIA.

O reconhecimento e registro da Identificação Geográfica (na categoria,  indicação de procedência-IP) foi publicado no dia 14 de novembro de 2023 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Cacau de Rondônia recebe este destaque por possuir sabor inconfundível e uma gordura de qualidade diferenciada para a produção de alimentos achocolatados de consistência e sabores diversos.

As Indicações Geográficas (IG) são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Elas possuem duas funções principais: Agrega valor ao produto e protege a região produtora.
Romeu Moreira, Vice Presidente da Câmara Setorial do Cacau de Rondônia e Coordenador do Movimento Pró Cacau, recebe a homenagem e o reconhecimento em nome dos demais parceiros do movimento no município de Cacoal, (Sebrae, Senar, Emater, Ifro, Acic, Cdl, Sicoob, Credip, Prefeitura Municipal, Viveiristas e Produtores de Cacoal entre outros).

Estiveram presentes no evento, os produtores de cacau premiados em Ilhéus, Bahia, com o primeiro lugar no concurso nacional de qualidade  e sustentabilidade do cacau, Sr. Deoclides Pires da Silva, da cidade de Jaru-Ro e Robson Tomaz de Castro Calandrelli, de Nova União/Ro. Também estiveram presentes o Sr. Leandro Ezequiel, Presidente da Câmara Setorial do Cacau, representando também o Senar e a Faperon, representantes da EMBRAPA, IFRO/JARU, CEPLAC, IDARON, SEAGRI e o Superintendente do SEBRAE/RO Sr, Clébio Billiany de Mattos e demais diretores e colaboradores.

Encerrando a cerimônia, o presidente do conselho deliberativo do SEBRAE/RO, Sr. Darci Cerutti, agradeceu aos presentes e todas as entidades que colaboraram para esta conquista que marcará uma nova era da cacauicultura de nosso estado.
Romeu recebe das mão de Alessandro Crispim Macedo, Diretor Técnico do Sebrae/RO, a placa de homenagem da “INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PATRIMÔNIO DE RONDÔNIA E DO BRASIL PARA O MUNDO”

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal