Vereador Dr. Paulo Henrique luta pelo piso salarial da Enfermagem em Cacoal

por Orlei Junior publicado 13/06/2023 23h21, última modificação 13/06/2023 23h21
Vereador Dr. Paulo Henrique defende a implementação do piso salarial da Enfermagem em Cacoal, valorizando os profissionais que salvaram vidas durante a pandemia.

Na 16° Sessão Ordinária de 2023, realizada na Câmara Municipal de Cacoal em 12/06/2023, o vereador Dr. Paulo Henrique, do PTB, destacou a importância da implementação do piso salarial da Enfermagem em Cacoal. Durante seu discurso, o vereador ressaltou que essa categoria está desassistida pelos gestores municipais e enfatizou a necessidade de atender às demandas dos mais de 2.800.000 profissionais de saúde em todo o Brasil.

Dr. Paulo Henrique informou que já foi feita uma indicação ao Executivo Municipal, encaminhando o projeto de lei para ser apreciado e aprovado pela Câmara de Vereadores. O piso salarial da Enfermagem, fundamentado na Lei 14.434 de 2023, prevê valores de R$4.750 para enfermeiros, 70% desse valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares e parteiras.

O vereador também citou o exemplo positivo do município de São Francisco do Guaporé, onde mesmo sem o repasse do Ministério da Saúde, a prefeitura iniciou o pagamento do piso salarial da Enfermagem. Dr. Paulo Henrique parabenizou o prefeito por valorizar os profissionais da enfermagem e ressaltou a importância de o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, seguir esse exemplo.

Citando a situação do Centro do Autismo em Cacoal, o vereador destacou a falta de profissionais necessários para atender as crianças atípicas e a insuficiência de vagas. Ele ressaltou a importância de uma reunião com as mães atípicas e convocou os vereadores a participarem e conhecerem de perto a situação. Dr. Paulo Henrique afirmou que protocolou uma denúncia contra o prefeito por crime de responsabilidade e questionou a contratação de servidores sem autorização legislativa.

"É nosso dever lutar pela valorização dos profissionais da Enfermagem e pela garantia dos direitos das crianças atípicas em Cacoal. Vamos seguir em busca de soluções e cobrar ações efetivas dos gestores públicos. Unidos, podemos fazer a diferença!"

FONTE: Ass. de Imprensa da Câmara M. de Cacoal