Vereador cobra realização de concurso público em Cacoal

por Orlei Junior publicado 10/10/2023 21h23, última modificação 10/10/2023 21h23
Dr. Paulo Henrique (PTB) instiga a necessidade de concurso público para suprir déficits de servidores em Cacoal, enquanto municípios vizinhos avançam

O Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), cobrou na Sessão da segunda-feira, 09, a realização de concurso público em Cacoal. Dr. Paulo explicou que, diversas cidades do Estado de Rondônia estão realizando concurso público, como é o caso de Ouro Preto do Oeste, onde a prefeitura está oferecendo mais de 200 vagas para atender a demanda em praticamente todas as áreas do município.  Enquanto que em Cacoal, está faltando servidores em diversos setores da administração.

O Parlamentar chamou a atenção para os testes seletivos que estão sendo realizados em Cacoal e a chuva de portarias, além dos quase 250 servidores contratados por empresa terceirizada, que na maioria são indicados por aliados da Administração. “Concurseiros de plantão, esqueçam concurso público em Cacoal. Enquanto Cacoal está na febre do Teste Seletivo para preencher cargos e diversas portarias para seus aliados, assistimos outros municípios realizando Concurso público”, frisou o Vereador.

A realização de concurso público é uma cobrança da Casa de Leis desde o início desta administração. Todos os parlamentares assinaram oficio cobrando a realização do certame. Até mesmo o sindicato se posicionou a favor do concurso público, porém até o momento não houve nenhuma manifestação do Executivo nesse sentido.

O debate sobre concurso ficou mais enfático entre Executivo e Legislativo há um ano atrás, após a tramitação dos Projetos de Lei 193/2022 e 04/2023, que versava sobre o Teste Seletivo Simplificado para contratação de servidores temporários da educação. Na oportunidade, o vereador João Paulo Pichek apresentou emenda de sua autoria versando sobre a obrigatoriedade da realização do Concurso Público, mas a emenda foi rejeitada pelos vereadores da base aliada.

Para o Vereador Dr. Paulo, a “base” foi enganada mais uma vez, pois na contramão do Concurso, a Administração abriu diversos testes seletivos para contratação temporárias de professores do magistério, anteriormente para Obras, Agricultura e recente para saúde municipal. “A realização de concurso público para admissão de servidores, integra o que se denomina desenvolvimento institucional do Município. Essa expressão aponta para uma conclusão significativa: promover melhorias para a instituição, ou seja, aprimorar a sua organização”, finalizou.

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal