Tarifa Zero vai contemplar todo o município e não somente Riozinho, esclarecem procuradores

por jaque — publicado 07/02/2023 18h30, última modificação 15/02/2023 18h06
Reunião para definir o Itinerário da frota será nesta quarta-feira, às 20 horas na Escola Celso Ferreira da Cunha, no Distrito do Riozinho

Em Reunião Extraordinária das Comissões Temáticas da Câmara de Cacoal realizada na manhã de hoje (7), no Plenário do Legislativo, os vereadores do município voltaram a tratar sobre o Projeto de Lei 01/2023 que autoriza o Poder Executivo a instituir Tarifa Zero para o Transporte Coletivo Urbano do município.

Na oportunidade, o Projeto foi explanado pelo secretário municipal de trânsito Paulo Diniz, o procurador do município Walter Matheus Bernardino Silva, e o procurador jurídico da Câmara Adbiel Figueira, que detalharam a matéria, sanaram dúvidas dos vereadores, e falaram sobre as responsabilidades do município em relação ao Projeto.

Entre os principais questionamentos dos parlamentares estiveram o itinerário da frota, composta por dois ônibus e dois microonibus que irão atender o município, e se o Projeto contemplará somente o Distrito do Riozinho como vinha sendo cogitado em conversas extraoficiais de bastidores.

O secretário Paulo Diniz explicou que a prioridade inicial será o atendimento ao distrito do Riozinho, mas, conforme explicaram os procuradores do município, o Projeto não contemplará apenas Riozinho, e sim todo o município como está proposto na matéria.

Execução orçamentária

Outro questionamento feito na reunião aos representantes do Executivo foi sobre a legalidade do município em instituir a Tarifa Zero, especialmente em relação à questão orçamentária para execução do Projeto, caso haja necessidade de atender maior demanda.

O procurador Walter Matheus esclareceu que se a demanda se mantiver, o orçamento atual será suficiente, senão, cabe ao município tomar as medidas administrativas. “O orçamento já está autorizado através da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), e caso seja necessário, o município pode alterar a própria LDO”, complementou.

Necessidade emergencial

Sobre os serviços terceirizados, o procurador jurídico da Câmara respondeu que, a decisão de não abrir um processo de licitação no momento para atender o serviço de Transporte Coletivo Urbano do município parte do pressuposto que, “se o município passar o serviço à terceiros neste momento, não atenderá a necessidade emergencial, devido ao tramite processual como abertura de licitação e outros procedimentos legais, que são demorados, e portanto, inviabilizam o atendimento de forma urgente como a atual situação exige”.

Abdiel Ferreira ainda observou, “além disso, com o Projeto da forma como está, o município fica com todo o ônus. Juridicamente falando, o prefeito está tomando para si uma responsabilidade gigante até que se possa abrir uma licitação. E a Justiça vai fiscalizar e cobrar. E certamente não irá eximi-lo de nada”.

Reunião para definir itinerários

Após as discussões, os vereadores Valdomiro Corá (Corazinho) e Lauro Garçom pediram vista para avaliar o Projeto, e propor emenda referente ao itinerário dos ônibus e horários, “sem limitação de usuário”, frisaram.

Em seguida, o Projeto seguiu para deliberação, e será votado em Sessão Extraordinária com data a ser definida juntamente com outros dois Projetos: o 02/2022, que dispõe sobre abertura de crédito especial ao orçamento vigente no valor de R$ 1.743.414,08 em favor da Saúde; e o 193/2022, que dispõe sobre a realização de Teste Seletivo Simplificado para contratação de servidores temporários e dá outras providências.

Conforme anunciou o presidente da Comissão de Justiça vereador Paulinho do Cinema, as rotas da frota de ônibus serão definidas juntamente com a comunidade em Reunião que acontece nesta quarta-feira as 20 horas na Escola Celso Ferreira da Cunha, localizada no Distrito do Riozinho. A meta é contemplar todas as localidades que necessitam do transporte.

Também participaram da Reunião de Comissões Extraordinária, os vereadores: Zivan Almeida, Paulo Henrique, Romeu Moreira, Toninho do Jesus, Ezequiel Câmara, Luiz Fritz, e Magnison Mota; a procuradora geral do Legislativo Tailândia Lopes, membros das diretorias legislativa e de comissões da Câmara, e assessores.