Servidores de 16 Casas Legislativas de RO participam das Oficinas realizadas pela Câmara de Cacoal e Interlegis/Senado

por jaque — publicado 28/04/2023 23h00, última modificação 29/04/2023 02h11
Cerca de 50 alunos vindos de vários municípios do estado e MT marcaram presença nas capacitações sobre SAPL e Portal Modelo iniciadas segunda-feira (24) e encerradas nesta sexta-feira (28)

De bagagem lotada de boas informações e novidades que vão contribuir para melhoria dos serviços de Tecnologia e Informação (T.I) prestados nas Câmaras Legislativas do estado. Assim, retornaram os alunos que participaram das Oficinas sobre Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e Portal Modelo, realizadas pelo Interlegis/Senado Federal e a Câmara Municipal de Cacoal.

As capacitações aconteceram esta semana (de 24 a 28 de abril das 9 horas às 12 horas, e das 14 horas às 18 horas) no Plenário do Legislativo da Capital do Café, e na opinião do técnico Adalberto Alves de Oliveira que ministrou a Oficina sobre SAPL foram muito proveitosas e gratificantes.

“Tivemos cerca de 50 alunos de 16 Câmaras Municipais, além do pessoal da Assembleia Legislativa do Estado que esteve presente”, ressaltou motivado, agradecendo ao senador Confúcio Moura, ao presidente da Câmara de Cacoal Magnison Mota, e ao vereador João Paulo Pichek por viabilizarem a realização do evento; e ao diretor de Tecnologia e Informação do Legislativo de Cacoal João Bosco Ricardo Júnior, pelo apoio às oficinas com a disponibilização de computadores da Casa aos alunos e todo o suporte dado à equipe técnica.

Adalberto também agradeceu a receptividade da Casa anfitriã das Oficinas, e das Câmaras que vieram prestigiar a capacitação, algumas de longa distância à exemplo dos alunos que Guajará-Mirim, município localizado há mais de 800 km de Cacoal, e Campo Novo de Rondônia, que fica há 385 quilômetros da Capital do Café.

“Nós ficamos muito felizes. Estivemos aqui em 2011 para apresentar o Interlegis à Câmara de Cacoal, e agora voltamos para esta nova capacitação. Primeiro com o professor Adalberto, com o SAPL de segunda até quarta-feira, e em seguida com o Portal Modelo que vem sendo utilizado por várias Casas Legislativas em todo o país como vimos aqui, dando enfoque maior à Rondônia. Finalizamos o Curso com um número muito bom de alunos, que não mediram esforços para estar aqui. Realmente o resultado foi muito positivo, pois conseguimos passar todo o conteúdo necessário”, complementou o técnico José Bonifácio de Góis Júnior (JB), que ministrou a Oficina sobre Portal Modelo para os Legislativos.

A vinda dos Cursos para Cacoal é muito significativa, destacou o diretor de T.I da Câmara de Cacoal. “A aprovação do presidente Magnison Mota, com a intermediação do vereador João Pichek junto ao senador Confúcio, com todo apoio da nossa equipe foi salutar”, frisou.

João Bosco reforçou que a parceria com o Sistema Interlegis foi adotada pela Câmara de Cacoal em 2011, e deste então, é utilizada, “inicialmente com o modelo 1, sucessivamente o 2, e agora vamos migrar para o 3. Lembrando que a ferramenta é gratuita para todas as Casas de Leis que querem ter este benefício”.

Aprendizado

No encerramento das Oficinas nesta sexta-feira (28), que contaram com a presença de servidores vindos também de Rondolândia (MT), os alunos destacaram o aprendizado em ambas Oficinas.

Rafael Ricardo Straub de Alta Floresta D’Oeste disse que aprendeu muito, tanto que vai sugerir ao presidente da Câmara do município à implantar o Portal Modelo, pois concluiu que é o ideal para o Legislativo, e atende de forma necessária e legal todas as necessidades que a Casa precisa.

“Acredito que até a próxima semana já iremos adotar o Portal Modelo para a cidade e vamos avançar. Sem duvidas, foi uma semana muito produtiva”, avaliou.

Maicon Lira da Cruz de Vale do Paraíso também gostou muito das duas Oficinas, destacando o Painel Eletrônico no SAPL, e o aprendizado que teve no Portal Modelo de como organizar as fotos dos parlamentares de forma alinhada na página. “Foi uma semana excelente”, salientou.

“Valeu muito a pena. Mesmo trabalhando com estas ferramentas, sempre temos algo a aprender e aqui tivemos novidades que nos capacitaram inclusive a ajudar outros colegas, principalmente na parte de T.I”, concordou Elizangela Silva de Moura, também de Vale do Paraíso.

Patrícia Moreira e Adriana Barbosa de Alto Alegre dos Parecis, percorreram mais de 100 KM para participar das capacitações e também levam pra casa muito conhecimento adquirido. Patrícia disse que o Portal já existia no Legislativo do município há algum tempo, mas até então, não estava sendo alimentado em nenhum dos dois sistemas.

“Agora com todas as informações que recebemos e a Cartilha que vai servir como Manual, estamos prontas para fazer a manutenção, principalmente para o SAPL”, afirmaram confiantes.

Geraldo Braga de Campo Novo de Rondônia, que participou da Oficina sobre o Portal Modelo também declarou-se satisfeito. Ele contou que fez a última capacitação há 8 anos e a atualização foi de suma importância para o desenvolvimento do trabalho como controlador do município onde atua há 15 anos.

“É muito importante estarmos sempre se atualizando, principalmente em Legislativos de pequeno porte que conta com poucos servidores, então você acaba tendo de atender várias demandas, e estar capacitado nos ajuda muito a desenvolver um trabalho à contento”, salientou, parabenizado o professor JB pela ministração.

No decorrer das Oficinas, a assessora especial do senador Confúcio Moura, Vilma Alves, e os vereadores da Casa: Paulinho do Cinema e Zivan Almeida cumprimentaram os participantes e enfatizaram a realização das qualificações.

SAIBA MAIS: Câmara de Cacoal e Senado iniciam Oficinas Interlegis SAPL e Portal Modelo

Em parceria com o Interlegis/Senado Federal, Câmara de Cacoal realiza Oficinas de Capacitação

MAIS FOTOS: https://www.facebook.com/CamaraMunicipaldeCacoal