Secretária de saúde esclarece na Câmara as denúncias referentes a Hemodiálise de Cacoal

por sorce — publicado 04/11/2021 14h55, última modificação 04/11/2021 15h02

Janayna Paulo Gomes, secretária municipal de saúde, participou da 34ª sessão da Câmara Municipal de Cacoal, esclarecendo aos vereadores as denúncias referentes ao centro de diálise.

O requerimento solicitando a presença da secretária, é do vereador Dr. Paulo Henrique (PTB).

Janayna, respondeu às perguntas dos vereadores, sobre as supostas mortes de 30 pacientes na clínica de hemodiálise que está sob a gestão da Prefeitura de Cacoal, desde o início do ano, e afirmou que segundo laudos médicos, não estão ligados ao tratamento de hemodiálise.

“Em um relatório com gráfico a secretária apresentou os números de óbitos, onde os dados de 2020/2021, mostram 40 óbitos, por diversos fatores: Covid-19, insuficiência cardiorrespiratória, hipertensão arterial, insuficiência renal, e diabetes”.

Quando questionada sobre o alto número de mortes entre fevereiro e setembro deste ano, a secretária de Saúde reconheceu que foram 33 pessoas morreram contra 15 do ano passado, pois ela havia apresentado apenas os dados dos pacientes de Cacoal.

O vereador Paulo Henrique (PTB) questionou a forma de gestão da clínica pelo município por meio da TRS Diálise, cujo contrato está vencido desde maio e suspenso desde 10 de fevereiro (dia da intervenção municipal).

A secretária falou que a manobra orçamentária é realizada com autorização judicial concedida na ação civil pública nº 7000793-72.2021.8.22.0007 e que o município está prestando contas de todos os gastos.

O vereador afirmou que não existe nenhuma autorização judicial para o gerenciamento da contabilidade dos serviços de diálise por empresa sem contrato.

A decisão judicial refere-se exclusivamente à continuidade do serviço, não tendo o juízo especificado o meio para que a Prefeitura e o Governo do Estado resolvessem o problema.