Reunião no Plenarinho discute bonificação de final de ano e insalubridade para Agentes Comunitários de Saúde

por Orlei Junior publicado 25/07/2023 23h33, última modificação 25/07/2023 23h33
Autoridades municipais, lideradas pelo Vereador Zivan Almeida, se reúnem para discutir sobre bonificação de final de ano e pagamento de insalubridade para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Na manhã desta terça-feira (25/07), o plenarinho da casa legislativa do município foi o palco de uma importante reunião convocada pelo Vereador Zivan Almeida e outras autoridades.       O encontro reuniu o prefeito Adailton Fúria, equipe técnica do executivo, Secretária de saúde Deise, Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais de Cacoal, Deputado Estadual Cirone Deiró e diversos vereadores para tratar de duas pautas cruciais para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Pauta 01: Iniciativa de Gratificação proposta pelo Deputado Alan Queiroz (Podemos)             Um dos temas centrais da reunião foi o Projeto do Alan Queiroz, que visa conceder incentivos e gratificações aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O projeto de lei, embora tenha sido encaminhado do Legislativo para o Executivo, foi considerado uma iniciativa promissora para a classe. Essa gratificação é resultado de negociações lideradas por Queiroz e do repasse do governo estadual, o que pode significar uma importante classificação para os ACS.

Pauta 02: 14º Salário para os Agentes Comunitários de Saúde

Outro ponto de destaque foi o décimo quarto repasse da pensão básica, que ocorre anualmente no mês de novembro, proporcionando aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) uma gratificação equivalente ao salário base. Esse valor é destinado à aquisição de utensílios, materiais duráveis e materiais de consumo para a manutenção dos serviços prestados pelos ACS. A Prefeitura do município de Porto Velho já se mostrou pioneira nesse projeto, ao criar uma lei que repassa o valor do salário base da categoria como forma de gratificação. O repasse do governo federal referente ao 14º salário também será direcionado aos ACS para a subsistência desses materiais.

A reunião contou com a presença de importantes figuras políticas e representantes das autoridades locais, evidenciando a relevância dessas pautas para a categoria dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). As discussões têm o objetivo de valorizar o trabalho desses profissionais, que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da comunidade. A expectativa é de que essas iniciativas se concretizem e tragam benefícios significativos para a classe dos ACS no município.

Participaram da reunião, o prefeito Adailton Fúria, equipe técnica do executivo, Secretária de saúde Deise, Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais de Cacoal, Deputado Estadual Cirone Deiró, e os Vereadores: Zivan Almeida, Edimar Kapiche, Paulinho do Cinema, João Paulo Pichek, Dr. Paulo Henrique e Luiz Fritz. Hoje a Casa de leis de Cacoal tem como presidente o vereador Magnison Mota (PSC).

FONTE: Ass. de Impressa da Câmara M. de Cacoal