Resumo dos discursos dos vereadores na 28ª Sessão Ordinária – 09-10-2023

por Orlei Junior publicado 11/10/2023 14h40, última modificação 11/10/2023 14h40
Vereadores de Cacoal abordam temas variados, desde pavimentação e saúde até educação e transporte público, durante a 28ª Sessão Ordinária de outubro

 

Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB)

Chamou a atenção sobre uma representação apresentada pelo PTB – contra o ex-presidente da Casa de Leis, pedindo a Mesa para cobrar da Procuradoria a tramitação do processo. Comentou sobre o asfalto da Linha 06, frisando que na última semana não havia nenhuma máquina trabalhando por falta de recursos e por vários motivos. Disse que a não conclusão da obra irá prejudicar os moradores da região no período chuvoso. Falou da falta de concurso público no município, frisando que a administração prefere realizar teste seletivo e contratar portariados.  A realização de concurso público é uma solicitação da Câmara e que a Prefeitura não irá realizar. Disse que tem muitos cargos que deveriam ser servidores efetivos, sendo ocupado por comissionados. Falou do aumento da tarifa de água. Pediu aos universitários e acadêmicos que cobrem da administração a realização de concurso público.

 

 

Vereador Edimar Kapiche (PSDB)

Comentou sobre a pavimentação asfáltica da Linha 06, frisando que foi necessário reduzir a meta, devido ao aumento para a execução dos serviços. Disse que outras obras estão correndo o mesmo risco, devido a demora no processo para execução da obra. Falou que a obra foi iniciada e a Prefeitura pagou a contrapartida, porém falta a liberação da segunda parcela dos recursos, cobrando dos Deputados Federais para que intercedam junto ao Governo Federal. Agradeceu ao governo do Estado pela primeira etapa do Tchau Poeira. Agradeceu ao Chefe da Casa Civil Júnior Gonçalves, pela inclusão das ruas para recapeamento e pavimentação, porém que ainda não foi concluído. Pediu ao Deputado Cassio Gois, para que cobre do Governo do Estado a Liberação da Massa asfáltica para dar continuidade aos serviços das diversas ruas, que já estão imprimadas. Falou que as autoridades do Estado precisam cumprir as promessas feitas com Cacoal. Indicou a Coordenadoria do Município o desassoreamento dos rios. Pediu aos Secretários que respeitem os pedidos dos vereadores. Falou que no dia 10 de outubro é comemorado o dia da Guarda Municipal, cobrando do executivo para que envie projeto à Câmara para a implantação da Guarda no município. Pediu mais efetivo da Policia Militar em para Cacoal, falando que falta policiamento ostensivo nos bairros de Cacoal para dar mais segurança à população.

 

 

Vereador Zivan Almeida (PSC)

Parabenizou os organizadores da Festa da linguiça da Linha 21 e também o ex-vereador Mão organização do torneio feminino. Falou da Rua Mário Quintana, onde passou o Programa Tchau Poeira, que teve alguns problemas. Falou que muitas vezes são os moradores quebram e danificam os meios fios para ter melhor acesso as residências e/ou passar de carro ou moto e acaba comprometendo o asfalto. Pediu a conscientização da população, para que ajudem a cuidar do bem público. Disse que irá fiscalizar e se foi mal feito será oficializada a empresa para que refaça os serviços. Disse que foi questionado sobre a Avenida dois de junho e, que está sendo feito um aditivo para que a empresa possa retornar e concluir os serviços. Falou da reunião com o Secretário e as equipes da SEMPLAN e da AMEC, para definir sobre a destinação da quadra Poliesportiva do Parque Alvorada, para que seja um Centro Esportivo Feminino, frisando que é uma proposta de seu gabinete junto ao Deputado Cirone e também à Prefeitura. Pediu desassoreamento do Rio Pirarara, para evitar as enchentes, cobrando do diretor da Defesa Civil providências.  

 

 

Vereador Paulinho do Cinema (PSB)

Pediu ao Presidente, para que informe sobre uma nota de repúdio, solicitada de seu gabinete. Falou da sua indignação pela não participação de Cacoal no JIR, disse que respeita a decisão da direção da AMEC, porém não concorda. Ressaltou que para fazer esporte no interior não é fácil e precisa de diretores arrojados para fazer acontecer. Parabenizou aos deputados que estão trabalhando, frisando que é preciso chegar a um consenso na saúde. Enviou oficio a Assembleia Legislativa para que alguma coisa possa ser feita, pois não há pessoas qualificadas suficientes, para que a saúde possa melhorar. Falou das inúmeras cirurgias atrasadas. Disse que Governo do Estado precisa melhorar a macro 2 em Cacoal, frisando que enquanto Cacoal atender 32 municípios estará fadado ao fracasso. Pediu a contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos. Falou que será importante a liberação dos recursos para o Centro do Altismo em Cacoal. Cobrou dos Deputados Federais e Senadores, apoio e manifestação em relação ao projeto que trata da legalização do aborto, destacando a necessidade de o assunto ser de responsabilidade do Poder Legislativo e não do STF. Falou que para ser Presidente ou Prefeito é preciso ser administrador, parabenizando a administração por todas as obras que estão sendo feitas. Parabenizou o Presidente Valdomiro Corá, por colocar com urgência o Projeto que destina recursos à SEMAST.

 

 

 

Ezequiel Câmara (Amendoim) (PP)

Cobrou do Setor de Iluminação Pública do município, a substituição das lâmpadas no Bairro Greenville. Disse que a população paga a iluminação e não tem, cobrando também nos demais bairros e no Riozinho. Pediu agilidade no processo de aquisição das lâmpadas de led. Falou do levantamento no Riozinho para receber a segunda etapa do Programa Tchau Poeira, falando da preocupação com os diversos pontos críticos. Falou que a rede de esgotamento é um sonho dos moradores do Riozinho e que foi iniciado a instalação da estação para atender 650 residências, porém falta recursos para realizar o ligamento até as residências. Falou da necessidade das emendas de bancada, pedindo gestão do Prefeito junto aos parlamentares para que o esgotamento sanitário no Riozinho possa ser realizado. Falou da construção das orlas no Riozinho, bem como a duplicação da BR 364 de Riozinho á Cacoal. Cobrou do Chefe de Transporte do Município a disponibilidade do veículo para atender a UBS do Riozinho, sendo necessário para levar os médicos para atender a população. Pediu levantamento das pessoas que estão na fila para receber atendimento odontológico.

 

 

Vereador Luiz Fritz (PSD)

Disse que foi iniciada a campanha de vacinação, que teve inicio no sábado e irá até o final de outubro. Destacou a importância de os pais levarem seus filhos às unidades de saúde, para a vacinação. Comentou sobre o Concafé, destacando a importância desse incentivo para os produtores rurais. Falou que muitas empresas ganham as licitações e deixam a desejar na conclusão dos trabalhos de asfalto, frisando que grande parte dos serviços executados são de má qualidade. Citou que a empresa Andrade e Vicente fizeram serviços de má qualidade e que já está tendo que ser refeito. Falou da praça no hospital Regional, frisando que, quem está doente precisa de atendimento médico e não de praça. Falou das promessas de campanha do Governo do Estado e que até agora não veio nada para Cacoal. Disse que os problemas de saúde são em todo o Estado, destacando que Cacoal tem dois hospitais e os pacientes precisam se deslocar para Porto Velho e muitas vezes sem recursos até mesmo para comer. Disse que muitas vezes chegam em Porto Velho e não são atendidos.  

 

 

Vereador Romeu Moreira (União Brasil)

Falou sobre o dia Mundial do Lions Club, destacando que em Cacoal tem o Lions Capital do Café e o Lions Club Centro, destacando as diversas ações dessas entidades em Cacoal em prol da comunidade. Falou da sua indicação realizada no mês de maio, para que se desenvolvesse uma campanha educativa no trânsito e até o momento nada foi realizado pela Secretaria de Trânsito.  Disse que tem ocorrido inúmeros acidentes e que tem mutilado e ceifado a vida de jovens e pais de família, pela falta de conscientização. Comentou sobre as filas nos Hospitais Heuro e Regional, de pessoas aguardando por cirurgias.  Enviou oficio ao gestor da SEMTRAN para prestar esclarecimento sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria, frisando que não está recebendo respostas do Secretário da SEMTRAN referente as solicitações. Falou sobre o dia do nascituro, comentando sobre o Projeto do Direito a vida. Disse que todos os cristãos devem se manifestar sobre essa situação e que deve ser uma prerrogativa do Legislativo a análise desse projeto. Comentou sobre o Concafé parabenizando a todos os que participaram do evento e principalmente os que foram premiados citando os cafeicultores Sirlei da Linha 12, Cristóvão Surui, Ronald Bento e João da Luz. Parabenizou os organizadores da Festa da Linguiça, da Comunidade Bom Pastor, destacando o apoio do município e dos deputados na realização do evento.

 

 

Vereador João Paulo Pichek (Republicanos)

Falou das comemorações relacionadas ao Dia das Crianças. Parabenizou o empresário Nério Bianchini do Cacoal Selva Park pelo evento em prol das 1200 crianças. Falou da aprovação do Projeto do sistema apostilado na educação e que agora no final do ano letivo está sendo retirado pelo Executivo. Falou do retrocesso no período da COVID e mais uma vez falta gestão na educação de Cacoal, falando que o Conselho de Educação não foi informado dessas mudanças. Falou do Projeto tarifa zero, que no dia 11 de fevereiro foi aprovado pela Câmara e até o momento somente o Riozinho está sendo atendido. Disse que é preciso o transporte público para os demais bairros e, que o valor a ser cobrado seja justo, falando da dificuldade dos moradores dos bairros distantes. Comentou sobre os acidentes na cidade pedindo políticas públicas da Secretaria de Trânsito. Pediu para intensificar as ações de conscientização. Falou sobre a realização de concurso público, que infelizmente o Executivo ainda não tomou providencia. Falou do Outubro Rosa, parabenizando o Presidente por ceder a Câmara para realização da de tão importante evento, que foi a Exposição Corpos Reais – A vida após o câncer de mama, realizado pelo grupo “Unidas Venceremos”.

 

 

Vereador Valdomiro Corá (MDB)

Agradeceu ao Governo do Estado pela ajuda ao município. Disse que o Executivo precisa colocar o transporte público com tarifa zero para atender os demais bairros, porque até hoje só atende o Riozinho. Comentou sobre a saúde, cobrando dos deputados eleitos mais compromisso com o município. Falou sobre os recursos do fundo partidário, que deveria ser destinado a saúde. Disse que nenhum deputado está brigando pela saúde de Cacoal. Agradeceu ao Secretário do Estado, Pastor Moura, por atender seus pedidos. Pediu aos deputados da Assembleia Legislativa, que possam economizar para ajudar ao Governo do Estado, frisando que na última semana a maioria estava viajando. Falou das mordomias dos parlamentares Estaduais e Federais. Disse que, como Presidente, não aumentará os salários dos vereadores e tão pouco colocará em votação o aumento do número de vereadores. Disse que como Presidente irá economizar para devolver os recursos para o Executivo investir no município e atender o povo. Disse que a Prefeitura tem 5 caminhões parados e a Prefeitura pagando empresas terceirizadas para coletar o lixo. Disse que ama a cidade e que quer ajudar.     

  

    

 

 FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal