Projeto de lei que cria centro municipal de atendimento educacional especializado em autismo é aprovado por unanimidade
por sorce
—
publicado
05/10/2021 09h53,
última modificação
05/10/2021 09h53
A Câmara Municipal de Cacoal, aprovou o projeto de lei 206/PMC, para atender solicitação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que assegura o respeito à Lei Federal n. 12.764/2012, que institui a política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
A criação do centro municipal de atendimento educacional especializado em autismo assegura aos autistas os benefícios concedidos a todos os portadores, ressaltando o dever dos órgãos públicos de fazer com que a lei seja aplicada de maneira satisfatória;
Preparando os autistas, a descobrir seus potenciais e a melhor maneira de aproveitá-los na sociedade, somado a isso, temos o Princípio da Igualdade, assegurado na nossa Constituição Federal, o qual garante tratamento igual aos iguais e desigual aos desiguais, na justa medida de suas desigualdades.
As pessoas diagnosticadas com autismo necessitam de acompanhamento com Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Neurologista e terapeuta Ocupacional, todos estes profissionais são necessários para garantir a estabilidade emocional e o bom desenvolvimento das pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista.
Dessa forma, constitui um dever do Poder Público assegurar todo e qualquer tratamento de saúde necessário às pessoas nesta condição.
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado deverá dispor de salas para aplicação de protocolos que venham proporcionar melhorias na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, garantir estrutura e material escolar adaptados às necessidades educacionais especiais dos estudantes com TEA.