VEREADORES SUGEREM MUTIRÃO PARA A PREVENÇÃO À DENGUE EM CACOAL

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Durante a última Sessão Legislativa os vereadores Penha Simão (PMDB) e Toninho da EMATER (PTN) chamaram a atenção para a necessidade de realizar um mutirão de combate a Dengue em Cacoal. Os vereadores frisaram que já foram identificados vários casos da dengue no Município e temem que ocorra o mesmo que em 2009, quando foram registrados quase 2000 mil casos da doença.

Para o vereador Toninho da Emater é necessária uma ação urgente para prevenir a manifestação da Dengue em Cacoal. Segundo ele a Secretaria de Saúde deve intensificar a fiscalização em relação às fossas abertas e terrenos baldios. “É preciso envolver os agentes comunitários, Secretaria de Meio Ambiente, empresários, universidades, escolas, presidente das associações dos bairros, ou seja, envolver toda comunidade numa ação conjunta de combate ao mosquito da dengue”, disse o vereador.

A vereadora Penha Simão alertou para o perigo da doença, destacando que a maior preocupação é quanto á mutação da dengue, pois a cada ano é registrado um novo tipo de manifestação da doença. A vereadora citou como exemplo a Dengue Neurológica e a Dengue hemorrágica, que fizeram vitimas em Cacoal em outros anos. “O que preocupa são os diferentes tipos de manifestação da doença”, disse a vereadora, frisando que Cacoal foi um dos municípios que causou grandes preocupações em relação á mutação da doença.

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça. Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarréia, qualquer desses sinais procure orientação médica.