VEREADORES QUESTIONAM SECRETÁRIO DE SAÚDE

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

O Secretário de Saúde de Cacoal, Marcos Aurélio Blaz Vasquez, esteve na Câmara na última semana, durante a 36º Sessão Ordinária, para prestar esclarecimentos, bem como tirar dúvidas e responder aos questionamentos dos vereadores. A solicitação foi feita pela maioria dos vereadores, preocupados com as constantes reclamações da comunidade. Durante o discurso o Secretário explicou a situação financeira da Secretaria de Saúde, destacando que Cacoal é o segundo município que mais investiu na Saúde, porém há muito a ser feito.
O Secretário falou sobre sua preocupação em relação ao aumento da demanda com a inauguração do Hospital Regional. Segundo ele, foram poucos os investimentos do Estado no que se refere a esse setor, demonstrando que 98% dos recursos do Município foram Federais. Ainda durante o pronunciamento prestou esclarecimento aos vereadores sobre questões pertinentes como a criação do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), a eficácia no combate a Dengue, justificou a quantidade de imóveis alugados para uso das Unidades de Saúde.
Comentou sobre o Hospital regional, o qual segundo ele, começou a funcionar antes da hora, devido ao número restrito de médicos e a precariedade de alguns serviços, frisando que o atendimento do município ficou prejudicado, já que muitos servidores foram para o HR. Disse que Cacoal hoje convive com um déficit que gira em torno de 3,5 milhões de reais, porém aos poucos está conseguindo reestruturar a situação da Saúde no Município, porém entende que ainda há muito a ser feito.
O Presidente da Câmara vereador Luiz Carlos Katatal, agradeceu a presença do Secretário e falou da necessidade de se formar uma corrente de cobrança, pois apesar da certeza de que a Saúde no município está em boas mãos, todos precisam unir forças e trabalhar para a melhoria desse e de outros setores.