Vereadores discutem problemas da saúde

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

O presidente da Câmara de Cacoal, Vereador Pedro Ferrazin (PP), recebeu esta semana, a visita dos vereadores Genésio Mateus (DEM) e Adriano Meireles da Paz (PRP), do município de Espigão D´Oeste, que vieram à Cacoal trocar informações em relação aos problemas enfrentados pelos municípios.
Pelo quadro apresentado pelos vereadores do município vizinho, os problemas são idênticos em ambos os municípios, tanto na área da saúde, quanto na educação. No entanto, segundo os vereadores, Cacoal sofre ainda mais, por ser polo da saúde. “Vivemos um drama todos os dias na saúde”, disse o vereador Adriano, destacando que trabalha também nessa área e convive direto com essa realidade.
Segundo os vereadores o Hospital Regional deveria atender em sua plenitude, porém as burocracias exigidas para entrada no hospital faz com que, os municípios, principalmente Cacoal, sofram as consequências, abarrotando as unidades e elevando os custos para manutenção das unidades municipais. “Cacoal por ser a porta de entrada, recebe todos os pacientes da região sem ter condições para isso”, disse o vereador, destacando que muitos municípios não estão fazendo o dever de casa.

Para o presidente, vereador Pedro Ferrazin, falta gestão na saúde em todos os sentidos. Segundo ele, não há como o município de Cacoal continuar assumindo responsabilidades que são do Estado e dos municípios da região. “A saúde em Cacoal está cada dia pior, pois todos os dias recebem dezenas de pessoas de outros municípios e não podemos deixar de atender”, disse o presidente, frisando que a Promotoria de justiça de Cacoal está acompanhando de perto toda essa situação.
O fato de Cacoal ser a Porta de entrada para o HR deixa os gestores impossibilitados de recusar os atendimentos de outros municípios. Segundo os vereadores de Espigão, os municípios estão colocando pacientes em ambulâncias e enviando direto para Cacoal sem atender os protocolos necessários para entrada no HR, “quando chegam ao HR não são recebidos e acabam parando nas unidades de Cacoal, por isso esse caos na saúde”, disseram.
Na visão dos vereadores, uma dinâmica no atendimento do Hospital Regional, e os municípios fazendo o dever de casa, os problemas da saúde poderiam ser minimizados.
Nilcéia Freitas – Dircom-CMC