Vereador questiona falta de incentivos para industrias

por Nilceia publicado 16/04/2019 11h19, última modificação 16/04/2019 12h45

A Móveis Romera, empresa que está presente em todo o território nacional acompanha também o crescimento do estado de Rondônia e expande com lojas e centros de distribuição. O vive presidente da Câmara Municipal de Cacoal, vereador Fernando Minervino (PTB) acompanhado pelo secretário municipal de Indústria e Comércio e Turismo Adeuvaldo Brito, visitou o centro de distribuição (CD) da Móveis Romera, localizado no bairro Industrial na manhã de segunda-feira (21).

Na ocasião, o supervisor da empresa Jean Medrado informou a transferência do município de Cacoal para Rolim de Moura, por não ter conseguido incentivo para fixar em Cacoal a fábrica de colchões e estofados juntamente com um centro de distribuição para todo o Estado. “O grupo Romera, que hoje gera 48 empregos diretos em Cacoal e deve deixar o município por falta de apoio para implantação da sede própria em Cacoal”, enfatizou o supervisor.

Jean explicou ainda que a Romera protocolou pedido de um terreno na prefeitura de Cacoal há cerca de três anos e sem resposta decidiu procurar também incentivo do município de Rolim de Moura. “A viabilidade deste CD ser localizado nas proximidades da BR364 é de muito importância, mas infelizmente temos que ir onde há incentivo”, pontuou Jean.

Para o vereador Fernando, a cidade de Cacoal está perdendo campo para outros municípios, em relação aos investimentos no setor industrial. “Há muita procura por diversos segmentos da indústria que crescem aqui significadamente pelo próprio esforço dos empresários”, enfatizou. Fernando informou ainda que a queixa dos empresários já instalados no setor industrial vão desde a falta de infraestrutura das ruas, iluminação e difícil acesso.

Durante seu discurso em tribuna, Fernando disse que Ji-Paraná tem 21% de investimento no setor industrial, Ariquemes 19,8, Rolim 17,6%, enquanto que Cacoal está com apenas 14%. Formalizou o pedido de investimentos através do envio de oficio aos governos municipal e estadual pedindo discussão em relação ao incentivo às indústrias a fim de garantir a geração de emprego e renda local.