Vereador Mão busca apoio para implantar saúde itinerante na área rural

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Na manha do dia 23 de julho de 2013 o vereador MÃO (PDT), conversou com o secretario municipal de saúde Júlio Cesar da Rocha, visando buscar informações e apresentar sugestões para implantação do atendimento itinerante na zona rural. O vereador se colocou a disposição para ajudar a elaborar um projeto para atender esta reivindicação da população do campo. Mão sugeriu principalmente os atendimentos dentro do segmento de atenção básica e consultas de triagem, pontuando itinerários estratégicos, onde serão divididas as linhas por setores, escolhendo dentro destes grupos uma linha da zona rural que tenha um ponto de apoio.

O vereador Mão já propôs esta implantação desde o inicio do mandato e em conversa com o secretario viu que, com um bom planejamento o atendimento itinerário é algo possível. Segundo ele, traz benefícios não só para a zona rural, mas como também evita que os hospitais da cidade fiquem abarrotados de atendimentos de menos complexidade, que poderiam ser feitos in loco, além do desgaste referente ao deslocamento por quem mora na zona rural ate a cidade em busca de uma consulta.

O projeto está em fase inicial e ainda tem muito a ser planejado, porém só de ver que há possibilidade Mão já ficou estimulado a desempenhar uma atenção especial ao assunto. “Eu sei das dificuldades e dos problemas que vou encontrar para realizar este projeto, porem é por saber das necessidades da zona rural e acompanhar o dia a dia, que me motivo a lutar pela implantação deste atendimento”, disse o vereador agradecendo a atenção do secretario e principalmente pedindo apoio para tornar este sonho realidade.

Mão questionou ainda a respeito de reclamações que vem recebendo em relação à saúde, que foram esclarecidas pelo Secretário. Um dos assuntos foi à transferência das unidades de saúde do município para o Hospital São Daniel Comboni, que segundo o Secretário já foi elaborado uma nova proposta de comodato para ser apresentada a ASDACO e que esta está em analise no gabinete do prefeito. O vereador o questionou ainda o Secretario sobre o problema com agentes de saúde na zona rural, a realização do concurso e as vagas para a saúde, o aparelho de raio-x do Unidade , que se encontra interditado pela vigilância sanitária, sendo informado que a Secretaria esta buscando uma forma de resolver os problemas de forma definitiva e está realizando os exames de raio-x para os casos de urgência e emergência.

O vereador MÃO agradece a prontidão em esclarecer seus questionamentos por parte do secretario e se colocando a disposição da secretaria de saúde para colaborar no que for possível. Assessoria MÃO