Sessões Ordinárias de Cacoal passam a ter transmissão com tradução em Libras

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A partir deste sábado (7), as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Cacoal, transmitida pela Rede TV, as sábados das 08h00min ás 09h30min e aos domingos pela Rede Bandeirantes no mesmo horário, passarão a ter tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O projeto de Autoria do vereador Mário Moreira “Jabá” (PRP) e aprovado pelos demais vereadores, permitirá que as pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar o que é discutido e votado pelos vereadores de Cacoal.

O projeto ainda em fase de adaptação deverá ser implantado em parceria com governo do Estado, através da Representação de Ensino que deverá ceder tradutores em Libras para a Câmara. Durante as sessões ordinárias, que ocorrem às segundas-feiras, ás 18h30min, esses profissionais estarão em um local disponibilizado dentro do plenário durante a sessão para fazer a tradução das falas dos parlamentares. A imagem dos tradutores será reproduzida simultaneamente à transmissão da sessão, num processo semelhante ao que já ocorre em outras emissoras públicas, como a TV Câmara e a TV Senado.

O vereador Jabá Moreira (PRP), explicou que a Língua Brasileira de Sinais – Libras- foi reconhecida oficialmente como a Língua Oficial da Pessoa Surda, com a publicação da Lei nº 10.436, de 24/04/2012 e a Lei 10.098 de 19/12/2012 e a Câmara de Cacoal sai na frente em relação ao que determina essas leis. “A transmissão em libras vem preencher uma lacuna no que tange a divulgação dos atos do Poder Legislativo de Cacoal, pois a partir de agora passa também a incluir as pessoas com deficiência auditiva em suas ações”, disse o vereador, ressaltando que está feliz e agradece a todos, pois isso demonstra o compromisso e o respeito da Casa de Leis para com o povo de Cacoal.

O Presidente da Casa vereador Pedro Ferrazin (PP), frisou que a Câmara tem pautado seus trabalhos dentro do que preceitua a lei, garantindo transparência e legalidade em suas ações. “A implantação da transmissão em Libras, além de atender o disposto em Leis, permite que às pessoas portadoras de deficiência auditiva possam acompanhar os trabalhos do Poder Legislativo”, disse o Presidente, ressaltando a importância desse trabalho no que tange ao compromisso da inclusão social nas instituições públicas, oportunizando a todos o acesso a direitos fundamentais para que possam conviver de forma igualitária.

Nilcéia Freitas – Dircom-CMC– 02-09-2013