Regional do TCE em Cacoal representa uma nova dinâmica para os jurisdicionados

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

DIRCOM/CMC-O presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Katatal (PTB e demais vereadores, estiveram na última segunda-feira, dia 02 de maio, prestigiando a inauguração da sede da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. Katatal disse que essa aproximação do Tribunal de Contas com os municípios do interior é positiva e vem de encontro com as necessidades dos jurisdicionados de fortalecer cada vez mais as instituições públicas.
O presidente da Câmara ressaltou que a abertura de unidades no interior do Estado é um procedimento pioneiro entre os Tribunais de Contas do Norte do País. Segundo ele, a visão do Presidente do TCE, Dr. José Gomes de Melo e demais Conselheiros, trouxe uma nova dinâmica na prestação de serviços aos jurisdicionados. “Estamos vivendo uma nova era no Estado de Rondônia, pois a “Corte de Contes” deixa de ser o órgão somente repressor e passa a ser orientador, atuando como aliado dos gestores públicos”, disse o presidente.
Durante a inauguração os vereadores de Cacoal da Legislatura de 2004/2008, bem como a atual, foram homenageados com uma placa de agradecimento. A homenagem foi em reconhecimento à aprovação do projeto que autorizou a doação da área para a construção da Regional. O prédio que ocupa 800 dos 1.500 metros quadrados da área total doada pelo município, conta com salas para a equipe técnica e a de apoio, além de um auditório com 122 lugares e um amplo estacionamento.
Katatal lembrou que a interiorização do Tribunal de Contas, demonstra a disposição de ser um órgão aliado dos municípios no controle da aplicação dos recursos públicos, possibilitando uma forma direta e rápida de tirar dúvidas e buscar orientação. “Essa unidade do TCE em Cacoal possibilitará um acesso mais rápido dos jurisdicionados às informações”, disse o presidente, frisando que a “Corte de Contas” é um órgão orientador, o que possibilita a troca de informações e consequentemente maior transparência na gestão pública.
A Regional do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – sede de Cacoal está localizada na Rua Padre Adolfo, 2.434, bairro Jardim Clodoaldo e atenderá os municípios de Cacoal, Castanheiras, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste e São Felipe d’Oeste.
Nilceia Freitas 06-05-2011