Projeto de Implantação do Aterro Sanitário de Cacoal é apresentado na Câmara.

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Os vereadores da Câmara de Cacoal participaram nesta, terça-feira, 13, de uma reunião com representantes e técnicos da Empresa MVM Construções Ambientais, que apresentaram o relatório ambiental para implantação do aterro sanitário em Cacoal. A medida visa atender as exigências da Lei federal nº 12.305/2010, que determina aos municípios a construírem aterros sanitários em substituição aos chamados lixões, até 2014. O Projeto que envolve diretamente 19 municípios da região será realizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal e deverá ser iniciado em julho com previsão de término em dezembro.
De acordo com o diretor executivo da MVM Soluções Ambientais, Fausto Moura, a área para construção do aterro já foi adquirida e todos estudos estão em fase adiantadas para implantação. Atualmente apenas o município de Vilhena está trabalhando conforme as exigências da lei, inclusive recebendo os resíduos sólidos de vários municípios da região, inclusive de Cacoal. Fausto Moura afirmou que os investimentos estão na ordem de 8 milhões de reais e a implantação em Cacoal será benéfica também para a economia do município, pois além da arrecadação de impostos será mais uma fonte de geração direta e indireta de empregos.
Pedro Ferrazin (PP), explicou que os avanços tecnológicos e as medidas de proteção ambiental por meio de lei, obrigam os municípios a buscarem mecanismos adequados para garantir a destinação adequada do lixo, para que não venha prejudicar ou comprometer o meio ambiente. “Essas medidas não é somente para atender as exigências da lei, mas sim garantir também o manejo adequado dos resíduos sólidos, visando à melhoria na qualidade de vida e proteção do meio ambiente contra as fontes poluidoras”, justificou o presidente.
Para o vice-presidente da Câmara Mario Angelino Moreira “Jabá” (PRP), esse projeto sem dúvida, além de atender as exigências da lei, também contemplará as necessidades do município no que tange a destinação adequada dos resíduos sólidos e a preservação ambiental. “A preocupação da empresa em apesentar esse projeto aos vereadores, que são os representantes do povo, demonstra a seriedade dessa empresa em tratar com o bem público”, explicou o vereador.
Fausto Moura explicou ainda, que devido à grande abrangência e a repercussão social desse projeto ambiental, a comunidade será informada de todos os passos necessários à sua implantação através de audiências públicas, sendo que a primeira já está prevista para acontecer no dia 04 de junho de 2014, às 9h:00min, no anfiteatro da UNESC – localizada na Rua dos Esportes, Nº 1038, Bairro do INCRA - Cacoal/RO.
Participaram ainda da reunião os vereadores, Maria Simões (PT), Donizete da Sucam (PTB), Valter Pires (PT), Valdomiro Corá (PV), Paty Paulista, além dos assessores dos vereadores Rafael Evangelista (DEM), Bruno Trevizani (PDT), Adailton Fúria (PRB), Claudemar Littig (PDT) e Cesar Condack.

Nilceia Freitas - DIRCOM