Portadores de deficiência auditiva querem concurso público para Intérprete de Libras

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h46, última modificação 16/04/2019 12h46

Na manhã desta terça-feira, 09, o Presidente da Câmara de Cacoal Vereador Paty Paulista (PTB), juntamente com o Vereador Valter Pires (PT), receberam uma comissão de portadores de deficiência auditiva que reivindicaram a realização de concurso público para interprete de libras. A tradução simultânea na língua brasileira de sinais – libras – nas sessões plenárias, audiências públicas e reuniões da Câmara Municipal de Cacoal, instituído pelo Projeto de Resolução n. 02/CMC/2013, foi uma forma de adequação as Leis Federal nº 10.436, de 24/04/2012 e 10.098 de 19/12/2012, bem como para atender uma reivindicação antiga dessa categoria, que tanto busca o direito de participação igualitária na sociedade.
Logo que assumiu a Presidência da Casa, Paty Paulista buscou atender as exigências da Lei, bem como a Resolução que incluiu a tradução por “libras” nas transmissões dos trabalhos Legislativos, inclusive tendo inserido no edital do concurso, que está em fase de tramitação, a vaga para o cargo de Interprete de Libras. “Estamos lutando para que esse concurso possa ser realizado antes mesmo do término desse mandato, não é somente um sonho de vocês, mas também uma necessidade que deve ser suprida com a realização desse concurso”, disse o Presidente.
Paty Paulista se demonstrou solidário a causa dos portadores de deficiência auditiva e disse que irá lutar para que esse sonho venha se tornar realidade.
Nilcéia Freitas – DRT 1468/RO