Piscicultores e técnicos da região se reúnem em Cacoal

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

DIRCOM/CMC- A Câmara sediou nesta quarta-feira, 25, uma reunião com técnicos, produtores rurais e piscicultores da região. A iniciativa foi do vereador Celso Adame (PDT), que através da ASPEC oportunizou aos participantes conhecer mais sobre o ramo da piscicultura. O evento contou com a participação de mais de 150 pessoas, todos interessados em buscar na produção de peixe, mais uma alternativa de renda.

O evento contou com a parceria da empresa Nutrizon, de Rolim de Moura, que disponibilizou técnico como o Zootecnista Ricardo e o Biólogo Claudio, que explanaram sobre as viabilidades técnicas e financeiras da produção de peixes em Rondônia. Durante o evento, os técnicos confirmaram dados importantes sobre a rentabilidade da criação de peixe, dando ênfase a importância da participação dos pequenos piscicultores, que estão se aperfeiçoando cada vez mais, visando à garantia da sustentabilidade da propriedade por meio da produção de peixes.

O proprietário do Frigorífico Amazon Peixes de Pimenta Bueno, Megume Yokoyma, mais conhecido como Pedrinho, com mais de 20 anos de experiência no ramo, falou da importância de investir na piscicultura, destacando que sua experiência vai desde a criação de alevinos até a comercialização do peixe.  Pedrinho destacou a necessidade da união de todos os segmentos no sentido de apoiar os pequenos produtores da região, viabilizando oportunidade para que todos possam contribuir para o crescimento e fortalecimento dessa cultura, que vem sendo cada vez mais rentável.

O Vereador Celso Adame destacou a importância dessa reunião, que oportunizou de forma simples melhor conhecimento aos produtores e principalmente aqueles que estão interessados em iniciar no ramo.  “Esperamos que, com essa reunião possamos estar contribuindo para alavancar o desenvolvimento da piscicultura na região, principalmente em Cacoal, que a cada dia vem se aperfeiçoando no setor, e, podendo em breve se tornar um dos principais pólos de produção do Estado”, disse o vereador.

Finalizando o vereador frisou que o Governo do Estado já acenou positivamente quanto à liberação de incentivos nesse sentido, anunciando a possibilidade de estar criando a Secretaria de Pesca, com o objetivo de dar apoio total aos produtores.