PENHA DEIXA A CÂMARA E ASSUME SEPAZ

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Excelentíssimo Senhor Presidente Luiz Carlos Katatal, companheiros vereadores, imprensa, servidores desta casa, lideranças presente e em especial o povo de Cacoal.
Queridos companheiros vereadores e população que nos assiste quero nesta oportunidade, dizê-los da felicidade em ter dividido esta tribuna por quase quatro anos com todos os senhores.
Durante estes quase quatro anos, legislei nesta casa pautada na ética, no respeito, no compromisso e na responsabilidade com meus pares, sempre trabalhando em favor do município de Cacoal, com muito carinho, pois, ajudei a construir esta cidade.
Senhor Presidente uso esta tribuna para informar ao povo de Cacoal que neste fim de mandato, estarei me licenciando para aceitar o convite do Excelentíssimo Senhor Governador Confúcio Moura que preocupado com o alto índice de usuários de CRACK e outras drogas no estado de Rondônia, criou uma Secretaria que tem como proposta apresentar a população rondoniense uma política pública que visa construir a intersetorialidade em conjunto com a educação, saúde, segurança pública e assistência social no sentido de estimular e desenvolver a cultura da paz por meio da prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social, minimizando as vertentes da violência, resguardando os direitos humanos e a valorização da vida, entendida como um modo de pensar e agir que rejeita a (violência em todos os aspectos) e valoriza a diversidade e o diálogo.
A Sepaz também ajudará as comunidades terapêuticas em sua organização e reestruturação subsidiando-as, com respaldo técnico e financeiro para melhorar acolher e tratar, adolescentes, jovens e adultos, homens e mulheres dependentes de álcool e outras drogas nos 52 municípios do Estado de Rondônia. (hoje, feito pelas igrejas, que tem assumido este papel sem ajuda de governo).
Com a criação da Secretaria de Estado da Promoção da Paz, o governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura, constitui apenas parte de mais um dos grandes projetos de reestruturação da administração Pública Estadual que vem se despontando com lançamento de vários programas, projetos e ações inovadoras que terá continuidade em etapas subseqüentes, à medida que outras avaliações, análises e estudos estejam concluídos até que tenhamos uma administração moderna, eficiente e eficaz, como bem merece o Estado e o povo de Rondônia.
Senhor presidente venho hoje a esta tribuna para agradecer os companheiros vereadores pelo respeito, companheirismo e responsabilidade com seus mandatos, por esse motivo acredito que, ainda é possível fazer a política e políticos que zele pelos princípios da ética, da moral e dos bons costumes neste país, e o povo de Cacoal merece o melhor da política (bons representantes que saibam por que vieram).
MEUS AGRADECIMENTOS
Aos companheiros vereadores: Toninho da Emater, Euzébio Brizon, Toninho Masioli, Lurdes Kemper, que estiveram sempre ao meu lado fazendo parte de meus sonhos.
Ao vereador Fernando Minervino: Companheiro, respeitador, que logo compreendeu que fomos eleitos para trabalhar para o povo e não para degladiarmos nesta tribuna;
Ao vereador Cesar Castro: Que também sempre me respeitou como companheira, defendeu sempre seu ponto de vista sem desmoralizar seus pares;
A Companheira Uryete: do meu partido e obrigada pela parceria e companheirismo;
Ao vereador Corá: Meu respeito a vossa excelência, entendendo sua postura e forma de fazer política... Mesmo, acreditando que a política se faz de forma madura, concreta e prática respeitando os princípios éticos, mas o que é compreendido como ética para mim pode não ser para muitos... Sendo assim respeito como tal.
Ao senhor presidente Katatal: Meu sincero respeito e minha admiração pelo seu conhecimento, responsabilidade e postura política de bom um administrador, disputamos a presidência desta casa, vossa excelência ganhou e a partir daí trabalhamos juntos com dinamismo e respeito um ao lado do outro, passei a te admirar...
Aos servidores desta casa: Deixo meus agradecimentos sinceros, pois sempre nos atendeu com muito carinho, respeito e profissionalismo;
Ao Vereador Celso Adame: Que irá assumir no meu lugar te desejo muito sucesso, pois é um homem honrado, dinâmico e trabalhador.
Senhor presidente, nestes quase quatro anos de mandato, passamos por várias coisas juntos enfrentamos desafios, mas tenho certeza que defendemos todos os projetos de desenvolvimento para município de Cacoal com muita responsabilidade, muita ética e honradez, não me curvei diante das afrontas, ofensas, calunias e difamações, porque sei para que vim, fui eleita para trabalhar e representar o povo de Cacoal com muita responsabilidade.
Estou indo trabalhar em Porto Velho, mas farei o compromisso de estar sempre presente em Cacoal, participando e trazendo melhorias para a qualidade de vida de nossa população.
Não fui escolhida para assumir esta pasta por acaso, mas sim pela minha competência e formação acadêmica, sou especialista em saúde mental, participei das discussões de implantação da Rede de Atenção Psicossocial no Estado de Rondônia.
Implantei o Centro de Atenção Psicossocial CAPS-II em Cacoal, hoje com um cadastro com mais de cinco mil pessoas que recebem atendimento e acompanhamento psicossocial, aliviando seus sofrimentos e de seus familiares.
“Sempre lutei para implantar do CAPS- AD, Centro de Atenção Psicossocial que trata do dependente de álcool e outras drogas, pois acredito que um Estado, um País e um Município só é forte quando as pessoas são vistas como prioridade.”
Termino aqui minha fala Senhor presidente, agradecendo esta última oportunidade e me colocando a inteira disposição de todos os meus companheiros vereadores para continuarmos juntos por uma Rondônia e uma Cacoal melhor para todos nos.