Medidas contra o uso de Narguilé em Cacoal ganha reforço de Instituições

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A criação de um projeto de lei que proíbe a comercialização e o uso do Narguilé em Cacoal recebeu apoio de todos os presentes. Além de vedar a utilização em locais públicos da cidade, como praças, espaços esportivos e onde houver concentração e aglomeração de pessoas, haverá também  uma campanha de conscientização nas escolas e locais onde há a presença de adolescentes e jovens.

“Hoje, realizamos a segunda reunião sobre este tema. Fico feliz com a forte presença das instituições organizadas e também de pessoas que demonstram que esta preocupação não é só minha.  Agora com o apoio deste forte grupo, vamos juntos elaborar o projeto de lei que veda a comercialização e o uso do Narguilé em Cacoal e apresentá-lo já na próxima semana para que tramite e vá para votação o mais breve possível. Em paralelo realizaremos uma campanha de conscientização” destacou Maria Simões.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, um fumante de Narguilé chega a engolir até 50 litros de fumaça, o que corresponde a quantidade inalada em 100 cigarros ou cinco maços. Análises comprovam que a fumaça contém quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas do que na fumaça do cigarro.

Participaram da reunião representantes dos Conselhos Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e da Criança e Adolescente. Imprensa, Pastores, Educadores, Orientadores Educacionais, Diretores de Escolas, Polícia Militar e outros seguimentos também se fizeram presentes. Uma próxima reunião será realizada no dia 25 de maio (sábado), às 9h na Câmara Municipal para preparar a campanha educativa que será elaborada com apoio dos jovens das instituições presentes. Toda população está convidada.