Katatal parabeniza professores durante encontro

por estefania — publicado 16/04/2019 11h18, última modificação 16/04/2019 12h45

O evento que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Cacoal foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cacoal e teve como objetivo principal a treinar profissionais da educação para administração das verbas recebidas do governo federal por meios do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Programa Nacional de Transporte Escolar (PENATE). Durante a abertura do curso, ocorrida na quinta-feira (13) pela manhã, o vereador e presidente da casa de leis Luiz Carlos Katatal (PTB) falou sobre a descentralização dos recursos das unidades de ensino e reforçou a importância da capacitação de professores e técnicos das secretarias de educação. “Entendo que o treinamento aos ordenadores de despesas vem de encontro com as necessidades resultantes da descentralização”, enfatizou. Na oportunidade, Katatal parabenizou todos os professores pela comemoração do seu dia, o dia do professor, lembrado no próximo dia 15.

A inclusão do alunado com deficiência que é possível graças a instalação das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a melhoria nos espaços dentro da escola foram melhorias citadas pelo secretário de educação Olinto Junior, realizadas com recursos do PDDE. “As escolas fazem aplicação em pequenos reparos e manutenção da infraestrutura da escola de acordo com a realidade e necessidade”, informou. Olinto Junior agradeceu a parceria da câmara pela agilidade na aprovação dos projetos encaminhados por sua pasta.

Investimentos e prestação de contas

Júnior esclareceu que o processo simplificado também exige preparo dos gestores com relação à responsabilidade em prestação das contas. “A aplicação de um real ou de um milhão é feita com o mesmo rigor, por isso é importante que os técnicos estejam em constante aprendizado, reciclando os conhecimentos”, pontuou. Fabiana Felix, coordenadora pedagógica de Cacoal, explicou que a compra de bens ou aquisição de serviços para as unidades escolares segue pesquisa de preço e as normas do processo licitatório de praxe, a diferença é que são menos burocráticos. Segundo a técnicos do FNDE visitaram as 18 escolas públicas municipais para ajudar sanar as falhas na administração e disse ainda que o curso agregou valor aos trâmites para melhor a execução. “O Ministério da Educação nos oferece suporte para dar condições de aprendizado, contribuindo assim para o aumento dos índices do IDEB por exemplo”, concluiu.