Katatal defende unificação, mas é contra venda da UMC

por Nilceia publicado 16/04/2019 11h18, última modificação 16/04/2019 12h45
Katatal defende unificação, mas é contra venda da UMC

Audiência Pública realizada nesta terça -feira em Cacoal

Em audiência pública realizada na noite desta terça-feira, 07, o presidente da Câmara de Cacoal vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), manifestou preocupação com relação à venda da Unidade Mista de Cacoal. Para o presidente, vender o imóvel não é a solução para os problemas enfrentados em Cacoal, além do mais o município pode buscar outros meios para resolver a questão da unificação, uma vez que poderá fazer ajustes no orçamento para esse fim.

Durante a audiência que durou até as 23 horas, o presidente falou que a estrutura física da UMC está toda comprometida e que seja necessário um novo hospital, defendendo a unificação das unidades UMC e Materno Infantil. “Essa é uma proposta que venho defendendo há anos, pois Cacoal não comporta duas unidades de saúde, porém não podemos condicionar a unificação com a venda da UMC”, disse o presidente, frisando que é preciso comprar áreas e não vender.

Katatal disse que o município poderá buscar outras formas para unificar as unidades de saúde, inclusive devendo fazer ajustes no orçamento para esse fim. O presidente destacou que, se houver planejamento adequado e retirar recursos principalmente de asfalto, essa obra poderá ser iniciada. “Do que adianta ter ruas asfaltadas, se as pessoas estão morrendo por falta de atendimento adequado na saúde”, enfatizou o presidente.

O posicionamento do Presidente foi seguido pela maioria dos presentes, que também entendem que é necessária a unificação, porém condicionar o imóvel da UMC não é a saída para os problemas enfrentados na saúde. O orçamento do município previsto para o próximo ano é de cerca de R$110 milhões, portanto é possível se fazer ajustes e tirar do orçamento os R$2,5 milhões que faltam para desenvolver o projeto de unificação, já que dos R$4, 5 milhões, previstos para esse projeto, R$2,0 milhões já estão garantidos através de recursos federais.