Infestação de Caramujos Africanos gera preocupação em Cacoal

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

ASCOM/CMC- O vice-presidente da Câmara, vereador Fernando Minervino (PTB), cobrou esta semana através de indicação ao executivo municipal, providências quanto à infestação de caramujos africanos nos bairros de Cacoal. O vereador frisou que o problema mais grave está no bairro Brizon, onde a proliferação já está tomando conta de vários locais, devido á grande quantidade de terrenos baldios.
O vereador ressaltou que a infestação dos caramujos assusta, pois o caramujo é vetor de doenças graves pelo fato de hospedar dois tipos de vermes. O Angiostrongylus costaricensi causador de sérios problemas abdominais que podem levar a perfurações no intestino e até a morte por hemorragia e o Angiostrongylos cantonensis, causador da angiostrongilíase meningoencefálica humana, que tem como sintomas dor de cabeça forte e constante, rigidez da nuca e distúrbios do sistema nervoso.
A contaminação pode ocorrer pelo simples toque na "gosma" que ele solta. “Por isso, a necessidade da intervenção do Poder Público no sentido de evitar que as pessoas tenham contato de forma inadequada, o que poderá levar a sérios problemas de saúde ou até mesmo a morte”, disse o vereador.
Fernando Minervino disse que sua maior preocupação é com relação à saúde da comunidade. “Estamos preocupados com esta infestação, que além dos transtornos à comunidade poderá gerar despesas desnecessárias com a saúde pública do município”, frisou o vereador, cobrando do executivo, parcerias para a realização de um grande mutirão de limpeza e retirada dos caramujos nos bairros com maior índice de infestação.