Fernando denuncia situação de abandono em hospital municipal

por estefania — publicado 16/04/2019 11h18, última modificação 16/04/2019 12h45
Fernando denuncia situação de abandono em hospital municipal

O parlamentar apresentou imagens que registram estrutura precária do HMMI

“Se precisar eu vou com a vassoura e rodo ajudar na limpeza, isso é o mínino que o município deveria fazer”. A declaração do vereador Fernando Minervino (PTB) foi referente à situação de descaso com a saúde pública presenciada diariamente por moradores que necessitam de atendimento do Hospital Municipal Materno Infantil, antigo Sesp. Ventiladores quebrados, armários, fogão e pias da cozinha da unidade enferrujados. Esses foram alguns dos problemas encontrados no hospital municipal, conforme denúncia o vereador. Além disso, há lixo jogado no pátio do hospital, e banheiros sem condições de uso, ponto de apoio para moradores de rua. "Um descaso total", revelou Fernando. A discussão sobre a unificação dos hospitais Unidade Mista e Hospital Municipal Materno Infantil de Cacoal foi o assunto de maior destaque, durante o discurso ocorrido na última segunda-feira (29). “Entendemos que a realidade da saúde pública instalada no município mereça união e esforço de todos”, afirmou o vice-presidente da casa de leis Fernando Minervino (PTB). O parlamentar acredita ser o primeiro passo para o poder público oferecer serviço de qualidade à comunidade. Embasado na Lei Orgânica do município, o vereador discursou em tribuna cobrando melhorias para o hospital municipal. “A limpeza e conservação do patrimônio público é tema do nono artigo da lei que rege as competências do município. Sobre a omissão no atendimento, o município é obrigado adotar medidas para dar atendimento especial às mulheres gestantes e crianças, conforme o artigo 95 da lei orgânica”, ratificou. O vereador informou que no início do mandato já havia sido feita a cobrança, uma indicação conjunta dos vereadores ao executivo municipal sobre as reclamações e situação precária da estrutura e condições de atendimento.  “A intenção do secretário municipal de saúde pode até ser boa, mas o gestor, o prefeito precisa ser ágil na resolução do problema”, completou Fernando.

Unificação das unidades

A câmara aprovou em sessão extraordinária, no fim do ano passado, o repasse da quantia de R$500.000,00 para dar início ao projeto de unificação dos hospitais com aquisição de equipamentos para implementar a estrutura dos serviços de saúde no município.  “Nenhuma cidade do porte de Cacoal consegue manter dois hospitais”, disse o presidente da câmara, vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), complementando ainda que a unificação representa economia de recursos públicos e avanço numa questão que não pode e não deve mais ser adiada. A vereadora Penha Simão (PMDB) reforçou a urgência da unificação pedindo apoio das bancadas estadual e federal. “Precisamos dos nossos parlamentares para essa unificação, só assim teremos uma qualidade no atendimento”, enfatizou a vereadora Penha.