Estratégias para elaboração do PME são apresentadas aos Vereadores

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Membros do Grupo de Trabalho, que envolve representantes de vários seguimentos da educação e Membros do Conselho Municipal de Educação apresentaram nesta terça Feira, 23, aos vereadores de Cacoal, as estratégias e as etapas para elaboração do Plano Municipal de Educação-PME. O Objetivo é a interação e conscientização dos Legisladores da importância desse documento, que após todos os trâmites legais será transformado em Lei e norteará a educação para o decênio de 2015/2024.
A Presidente do Grupo de Trabalho, Fabiana Trevizani, apresentou as estratégias para elaboração do PME – destacando a importância da participação efetiva do Poder Legislativo e também das instituições de ensino e da sociedade civil organizada nesse processo. O PME é um documento norteador das politicas públicas do município e apresenta uma analise da realidade e o levantamento das necessidades educacionais a serem atendidas, devendo ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação-PEE e o Plano Nacional de Educação-PNE.
O Grupo de Trabalho do PME deverá seguir vários passos na elaboração do projeto. Um folder explicativo com as diretrizes foi apresentado aos vereadores. “A Câmara é o primeiro e o último passo na elaboração do PME, pois deverá participar das discussões e posteriormente será responsável pela aprovação desse projeto” explicou Vilmar Rosa de Mendonça, presidente do Conselho Municipal de Educação.
O Diretor Legislativo da Câmara, Olinto Ferreira Júnior, designado para representar a instituição no Grupo de Trabalho, enalteceu a participação de todos nesse processo e destacou a importância da discussão das politicas públicas para o fortalecimento da educação. “O PME é a base para que tenhamos não somente uma educação de qualidade, mas também de valorização de todos os profissionais da educação”, justificou.
Bruno Trevizani (PDT), Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Assistência Social, e o vereador Valter Pires (PT) também se prontificaram em colaborar com o Grupo e apoiar nas decisões. “A discussão das políticas para a educação é sem dúvida um grande passo, para que possamos não somente garantir a valorização do servidor, mas também a melhoria das estruturas, para que nossos alunos queiram permanecer nas escolas”, frisou.
O Secretário de Educação Joel agradeceu a todos os envolvidos no Grupo de Trabalho, destacando a grande responsabilidade na elaboração do PME. Segundo ele, todas as diretrizes apresentadas serão transformadas em Lei, por isso a necessidade de discutir com todos os seguimentos educacionais. “É na elaboração do PME que devemos discutir as ideias e sugestões, para que tenhamos uma educação de qualidade e dentro da realidade do nosso município”.
O Presidente em exercício na ocasião, Mário Angelino Moreira “Jabá” (PRP), enalteceu o trabalho de todos os profissionais da educação envolvidos nesse processo, justificou a ausência do Presidente da Casa vereador Pedro Ferrazin (PP), que se encontrava em Porto Velho no Tribunal de Contas tratando sobre a realização do Concurso Público e colocou a Câmara a disposição para participar juntamente com o grupo de todas as discussões.
O Grupo de Trabalho estará realizando na terça-feira, dia 30, às 19h30min, no Plenário da Câmara de Cacoal, uma reunião pública para apresentação das estratégias e etapas para elaboração do PME. O evento é aberto a toda comunidade.
Nilcéia Freitas – DIRCOM/CMC