Enchentes e alagações são causadas pela “interferência humana”

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

O vereador Paty Paulista em seu depoimento na sessão legislativa de segunda-feira, 24, atribuiu à enchente que teve em Cacoal a todos os poderes públicos constituídos. “Somos todos responsáveis por esse desastre que vem ocorrendo frequentemente em Cacoal e região deixando muitas famílias desabrigadas e com prejuízos incalculáveis: vereadores, prefeito, deputado estadual, federal, senadores, enfim até mesmo o governo federal. Não posso aqui dizer que a culpa e só dos moradores que jogaram lixo nos rios ou só da Prefeitura que não faz a manutenção nas cabeceiras das pontes, preservação das nascentes, arborização, limpezas dos rios ou até mesmo preservação das áreas de proteção ambiental”, justificou o vereador.
Paty disse que essa chuva de sábado, 22, não foi a primeira que aconteceu e desabrigou famílias no município, entendendo que é necessário politicas públicas com planejamento adequado, e principalmente visão abrangedora de desenvolvimento sustentável eficiente para que ações como essa não voltem a repetir. “As inundações além do prejuízo financeiro para as famílias residentes próximos aos rios, traz também muitos tipos de doenças como amebíase, cólera, febre amarela, hepatite A, malária, poliomielite, teníase entre outras e dificuldades para muitas famílias, principalmente aquelas que têm filhos pequenos” relatou.
As enchentes nas maiorias das vezes são causadas pela interferência humana ocorre em vários estágios, começando pela fundação de cidades nos limites de rios, pelas alterações realizadas em bacias hidrográficas, pelas construções mal projetadas de diques, bueiros e outros, responsáveis pela evacuação das águas. Ainda podem ocorrer pelo depósito errôneo de lixo em vias públicas que, com a força das águas, são arrastados causando o entupimento dos locais de saída de água.
A ação do homem mudou o curso natural das coisas... Antigamente, antes de as cidades se formarem, a água entrava toda na terra. Quando o homem começou a tirar a vegetação e construir casas nas margens dos rios, as enchentes viraram um "problemão". Sem as raízes das árvores, que funcionam como esponjas que seguram a água no solo, o volume de água que volta para os rios aumenta muito, e o risco de acontecer uma enchente "desastrosa" aumenta junto. As coisas pioraram nas cidades, porque os prédios, casas e o asfalto que recobre as ruas tapam o caminho da água até a terra, a chamada "impermeabilização do solo". O lixo jogado nas ruas também contribui para os alagamentos, porque entope os bueiros e faz os córregos transbordarem. Nessas águas estão também os esgotos não canalizados, que em muitos lugares são despejados a céu aberto nos córregos, sem nenhum tratamento.
Temos que agora nos unir para tenta amenizar o sofrimento daqueles que perderam tudo aquilo que adquiriu ao longo de sua vida, por isso chamo a reponsabilidade para todos nos que fomos eleitos para representar o povo "O que falta é trabalho para essas pessoas para ter ânimos e tudo voltar ao normal de novo. É evidente que existem lugares em que são necessárias algumas obras, mas, em outros, manutenção e limpeza de galerias e bueiros poderiam, ao menos, reduzir os danos", concluiu Paty Paulista.

José Carlos Pereira