Câmara realiza extraordinária para autorização de teste seletivo

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45
Câmara realiza extraordinária para autorização de teste seletivo

Reunião realizada ontem, 07-02

Visando minimizar os problemas da saúde no município de Cacoal, Vereadores, Procuradores, Secretários e Técnicos do Legislativo e Executivo estiveram durante toda a semana realizando reuniões com o objetivo de adequar o projeto de Lei Nº02/PMC/13, que trata sobre a realização de teste seletivo simplificado para contratação de médicos e enfermeiros para atender a rede municipal de saúde. Na manhã desta sexta-feira, o presidente da Câmara vereador Pedro Ferrazin (PP), em reunião com os demais vereadores, deliberou sobre a convocação da primeira Sessão Extraordinária de 2013, para apreciação e votação do referido projeto.

As Sessões Ordinárias do Legislativo terá inicio no próximo dia 18, no entanto, os vereadores entenderam a gravidade da situação da saúde, e trabalharam durante toda a semana para que o projeto tramitasse em todas as comissões permanentes em tempo recorde. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo município, por isso nos unimos para atender a convocação para aprovação desse projeto”, disse o segundo Secretário do Legislativo, vereador Adailton Fúria (PRB), frisando que a extraordinária não é remunerada e deve acontecer na quinta-feira, às 09h00min.

Para a maioria dos vereadores esse projeto vem suprir uma necessidade urgentíssima, porém é necessário que o executivo realize concurso, para que os problemas sejam sanados definitivamente. O teste seletivo abrirá as seguintes vagas: Médico Anestesista – 02 vagas; Médico Ginecologista – 01 vaga; Médico Obstetra – 05 vagas; Médico Neurologista – 01 vaga; Médico Clínico Geral – 08 vagas; Médico Ortopedista – 02 vagas; Médico Cirurgião – 01 vaga; Médico Infectologista – 01 vaga; Médico Pediatra – 01 vaga e Enfermeiros – 06 vagas.

Todos os vereadores se colocaram a disposição para trabalhar em regime extraordinário para resolver os problemas do município. Rafael (DEM) e Maria Simões (PT), disse que o que está em pauta são os interesses coletivos que devem ser atendidos. “Sabemos que são soluções paliativas, mas que devem ser acatadas para que o município possa atender as necessidades mais urgentes”, frisou a vereadora.

EDUCAÇÃO
A luta dos vereadores também tem sido incansável para resolver os problemas na área da educação. Desde o inicio do mandato estão sendo realizadas diversas reuniões nas comunidades da área rural e urbana, visando buscar alternativas para resolver a problemática da polarização das escolas.
Para o presidente da Câmara, vereador Pedro Ferrazin (PP), as adequações de funcionamento das escolas estão previstos em lei e cada município deve adequar essas exigências de acordo com a sua realidade. “A administração deve estudar e planejar as mudanças, afim de, cumprir a lei, garantir a qualidade do ensino e acima de tudo não prejudicar os alunos”, disse o presidente, destacando a responsabilidade dos gestores nesse sentido.

ÁREA RURAL
Os vereadores também estão se mobilizado em defesa da área rural. Pontes caídas, bueiros estourados, Linhas e Travessões intrafegáveis estão sendo monitorados diariamente pelos vereadores, que estão buscando junto as Secretarias do Município e do Governo do Estado soluções para os problemas.

Nilcéia Freitas –DIRCOM/CMC/2013 - 08-02 2013