Câmara de Cacoal aprova projeto que cria o Distrito de Divinópolis

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A Comunidade de Divinópolis, no município de Cacoal comemorou a aprovação do Projeto Lei 60/PMC/2013, que define o perímetro urbano e de expansão urbana criando o Distrito de Divinópolis. O projeto foi indicação do vereador Claudemar Littig “Mão” (PDT), que acompanhou de perto toda a tramitação do projeto junto ao Executivo até garantir a sua aprovação por unanimidade, nesta segunda-feira, 07.

Para aprovar o Projeto, que segue agora para a sanção do prefeito, Mão destacou a importante participação da comunidade nas discussões e deliberações. “Essa iniciativa representa um importante avanço para os moradores da localidade que vêm sofrendo ao longo dos anos por falta de investimentos por parte do Poder Público, na melhoria da qualidade de vida”, disse o Vereador.

O presidente da Câmara vereador Pedro Ferrazin (PP), destacou que a partir de agora a comunidade terá autonomia administrativa, podendo pleitear as reivindicações, conforme a sua necessidade. “Uma das principais dificuldades hoje do local é a falta de um posto de saúde e com essa aprovação esse beneficio pode ser pleiteado para a localidade”, disse o Presidente, destacando ainda outros benefícios que poderão ser disponibilizados àquela comunidade.

Durante a sessão desta segunda-feira o vereador “Mão” falou do início da formação daquela comunidade e a luta até chegar a Distrito. “Em março deste ano, eu intermediei uma conversa de sete representantes da comunidade de Divinópolis junto ao Prefeito Franco e desta conversa surgiu à necessidade do projeto para oficializar o distrito de Divinópolis, valendo destacar o empenho do ex-procurador do município Claudiomar Bonfá, em agilizar o processo”, disse o vereador “Mão”, agradecendo a todos que se empenhasse para que esse sonho se tornasse realidade.

HISTÓRICO

-No segundo semestre do ano de 1987 o então governador Jerônimo Santana, juntamente com o prefeito da época o senhor Divino Cardoso Campos, que com a força de seus mandatos foram peças fundamentais para o desenvolvimento e a criação de núcleos habitacionais na zona rural, como o agora Distrito de Divinópolis. A energia na época era precária e a comunidade de Divinópolis foi ter acesso à energia em 1993 por intermédio, do ex-vereador Izaias Campana e do ex-deputado Estadual Emilio Mancuso Paulista, que lutaram pela construção da linha de transmissão de energia até Divinópolis. Em 1986 foi implantado o ensino “Pró Campo” com o grande empenho da ex-vereadora Lourdes Kemper, pioneira de nossa cidade, a primeira turma de ensino fundamental formou-se no ano de 1990. Em 2005 a Prefeita, Sueli Aragão, destinou a construção do Ginásio poliesportivo Joaquim Violato. Sueli Aragão também conseguiu disponibilizar para a comunidade de Divinópolis um poço artesiano, o que proporcionou conforto e trouxe desenvolvimento com a construção de mais casas, incentivando as famílias a se instalar em Divinópolis. O acesso a agua para as famílias, foi possível com a doação de 500 metros de mangueira pelo ex-vereador Cabo Eliel, beneficiando também diretamente a escola. A vila se desenvolveu e hoje tem cerca de 80 casas e a água hoje é administrado pelo SAAE, o que ocorreu no ano de 2006. No ultimo ano a Escola Doutor João de Deus Simplício recebeu novas salas de aula com o empenho do atual Prefeito Franco. Hoje Divinópolis está recebendo asfalto em sua avenida principal e a comunidade já foi contemplada com vários benefícios por parte da prefeitura e dos parlamentares. A oficialização do Distrito de Divinópolis é um sonho antigo e desejo da população.

Nilcéia Freitas – DIRCOM/CMC