Câmara convida para Audiência Pública de combate a Exploração Sexual

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h46, última modificação 16/04/2019 12h46

A Requerimento do Gabinete da Vereadora Maria Simões (PR), a Câmara realizará na próxima quarta-feira, 18, a partir 19h, a Audiência Pública com o Tema “Quebrando o Silêncio”, que tem por objetivo debater o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes em Cacoal. Para o presidente da Câmara, Vereador Paty Paulista (PTB), apesar da Lei aprovada em 2013, que instituiu o Dia de Combate a Exploração Sexual, a nível municipal, ás ações ainda estão aquém do que deveriam. Paty Paulista explicou que, essa audiência visa aproximar a sociedade do Poder Legislativo para discutir sob um tema que é de responsabilidade de todos.

O Dia 18 de maio foi instituído por intermédio da uma lei de autoria da vereadora Maria Simões, como Dia Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida por ser a mesma data que se comemora o dia nacional. Segundo a vereadora, apesar da lei municipal o poder público tem muito ainda a avançar nesse sentido. “O problema ainda não foi tratado como deveria ser, pois os exploradores ainda não foram atingidos, por isso conclamamos a sociedade para participar dessa Audiência e debater sobre o problema”.

Paty Paulista disse que a Câmara tem contribuindo de forma significativa para essas questões, conclamando a sociedade para discutir os problemas, visando encontrar soluções que possam melhorar a qualidade de vida e garantir proteção às acrianças e adolescentes. “Temos apoiado as inciativas dos veadores que buscam aproximar a sociedade e discutir essas questões que vão além das responsabilidades do Poder Público e passa a ser de interesse de todos,” disse o Presidente, ressaltando que, quanto órgão Legislador e fiscalizador a Câmara têm cumprido com o seu papel junto à sociedade.

Reforçando o convite o Presidente da Câmara conclamou a sociedade para se unir em prol daqueles que representam o futuro do País. “Um data tão importante como essa não poderia passar em branco, pois nossas crianças precisam não só de carinho e respeito, mas acima de tudo ter seus direitos respeitados”, finalizou o Presidente, frisando que a Audiência é aberta a toda comunidade.

O evento deve reunir representantes do Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Conselho da Criança e Adolescente, Secretarias de Educação Estadual e Municipal, Secretaria municipal de Assistência Social, Vereadores e outras autoridades ligadas a instituições de proteção à criança e adolescentes.

DIRCOM/CMC – NILCÉIA FREITAS – DRT 1468/RO