Aprovado Projeto que proíbe uso de “Narguile”

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A Câmara de Vereadores de Cacoal aprovou nesta segunda-feira (05), projeto de Lei n° 70/2013, de Autoria da Vereadora Maria Simões (PT), que proíbe o uso de cachimbo denominado “narguile” em locais públicos do município. O projeto foi aprovado por unanimidade.

De acordo com o texto do projeto, fica proibido o uso em locais públicos do Município de Cacoal, do instrumento de origem oriental utilizado para fumar essências ou tabacos denominado “narguilé”. Entende-se por locais públicos, além de praças de lazer, parques, jardins e espaços esportivos, qualquer local onde houver concentração e aglomeração de pessoas. Em caso de desobediência os artefatos e componentes (base, corpo, fornilho e abafador) que compõem o cachimbo serão apreendido pela Policia Militar, que recolherá o material apreendido em espaço público, e entregará as autoridades competentes.

Segundo a Vereadora, foi constatado que uma simples tragada no narguilé equivale ao consumo de 100 cigarros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma rodada de narguilé tem 100 (cem) vezes mais alcatrão, 4 (quatro) vezes mais nicotina e 11 (onze) vezes mais monóxido de carbono que um cigarro comum.

O projeto segue agora para sanção do Prefeito Municipal.