Câmara aprova incentivo à mini usina de leite

por estefania — publicado 16/04/2019 11h18, última modificação 16/04/2019 12h45
Câmara aprova incentivo à mini usina de leite

O recurso será para pavimentação do pátio externo.

O projeto de lei foi um dos quatro projetos aprovados pela Câmara Municipal durante a 28ª Sessão Ordinária do 2º período legislativo realizada na segunda-feira (19). O presidente da associação, Nivaldo Kester, comemorou a aprovação do projeto e informou que a quantia de R$25.000,00 será destinada para cobrir despesas de 357,00m² de pavimentação em blocos de concreto no pátio externo do mini-laticínio. “Mais de 30 famílias poderão melhorar a renda com o efetivo funcionamento do espaço”, ratificou. Nivaldo explicou que a maioria do leite produzido na região era destinada às indústrias de beneficiamento do Estado, que têm no queijo mussarela o seu principal produto. Outra parte destinava-se à produção de leite longa vida, doces, requeijões e outros tipos de queijos mais refinados. O vereador Toninho da Emater (PTN) reafirmou o compromisso da Câmara com fortalecimento do setor e aumento na produção leiteira da região.Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura, o município de Cacoal dispõe de um rebanho que ultrapassa a faixa das 400 mil cabeças entre gado de corte e de leite. Com mais de 100 mil cabeças de vaca leiteira e com uma produção média de 80 mil litros de leite por dia, proveniente das pequenas propriedades, é injetado na economia local por mês, aproximadamente R$ 1.000.000.00 (um milhão de reais), somente na comercialização de leite para laticínios de Cacoal e Região.

Após a sessão, os representantes Asprol acompanhados pelos vereadores Toninho da Emater(PTN), Lurdes Kemper (PMDB)e Penha Simão(PMDB).