Cacoal poderá ter Ficha Limpa Municipal

por estefania — publicado 16/04/2019 11h18, última modificação 16/04/2019 12h45
Cacoal poderá ter Ficha Limpa Municipal

Celso Adame, autor da iniciativa

O vereador autor do projeto Celso Adame (PDT), aproveitou seu tempo de pronunciamento em tribuna durante a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Cacoal na segunda-feira (01) para comentar sobre a medida que visa disciplinar as nomeações para cargos em comissão no âmbito dos órgãos dos poderes Executivo e Legislativo do município de Cacoal. O projeto segue os mesmos moldes da lei da Ficha Limpa apresentada no Congresso Nacional em 2010.

Segundo o vereador proponente a Lei Orgânica do Município assegura ao prefeito e ao presidente da Câmara de Vereadores a contratação de quem lhes convier para os cargos de confiança. Com a aprovação do Ficha Limpa Municipal, essa garantia não será mudada. Por outro lado, os chefes do Executivo e Legislativo terão de seguir algumas normas estabelecidas na proposta.

“Assim como os eleitos para cargos como prefeito, vice e vereadores, quem é nomeado para ocupar cargos de secretários ou cargo de chefia precisa ter a vida limpa. Quem tem alguma pendência com a justiça não pode cuidar da vida dos munícipes e do patrimônio público,” argumentou o vereador Celso.