BRUNO TREVIZANI PARTICIPA DE REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DA CAFEICULTURA EM RONDÔNIA

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Vereador Bruno Trevizani do PDT, participou no dia 11 de abril de uma reunião no escritório regional de Cacoal da Deputada Glaucione, onde foi apresentado o Programa de Revitalização da Cafeicultura em Rondônia, que contou a presencia de autoridades ligadas ao setor produtivo, comercializadores e representantes dos produtores rurais, com a finalidade de defender o Programa de Revitalização da Cafeicultura em Rondônia, discutindo e apresentando estratégias e metas para Revitalização da Cafeicultura não só para o município de Cacoal mas para todo o estado de Rondônia.
A deputada Glaucione Rodrigues, na presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani e outras autoridades, anunciou, que através de uma emenda parlamentar modificativa de sua autoria, no valor de R$ 4 milhões para a revitalização dos cafezais no Estado e do compromisso assumido pela Assembleia Legislativa no valor de R$ 2 milhões com a mesma finalidade, garante a retomada da produção de café em Rondônia.
Segundo o vereador bruno Trevizani e também empresário do ramo do café, a primeira estimativa apresentada pela Conab para a safra de 2013, indica uma produção de café no Estado entre 1.388,9 e 1.460,1 sacas beneficiadas do produto, com um crescimento de 1,6% a 6,8% em relação ao volume de 1.367,0 mil sacas colhidas na safra anterior. O estado produz exclusivamente a espécie conilon. Já as expectativas das autoridades ligadas ao setor produtivo é de que a produção de café tradicionalmente baixa passe dos 11,3 sacas para 50 ou até 70 sacas por hectare.
De acordo com o Vereador Bruno Trevizani os dados apresentado na reunião, mostra que Rondônia é o segundo maior produtor do país de café conilon, com cerca de 26 mil produtores, mas apresenta baixa produtividade. Dentre os motivos existem o baixo nível tecnológico, as lavouras decadentes e a baixa qualidade.
Mas com as novas tecnologias, mudas clonadas como foi mostrado no dia de campo realizado no dia 2 de março de 2013, onde poderam constatar na pratica o potencial de produtividade do Café clonal. Bruno disse ainda da importância de por em funcionamento o laboratório de analise de solo para atender os produtores rurais da região e cobrou, mas uma vez do secretário Evandro Padovani a providencia dos reagentes químicos para que possa por em funcionamento o laboratório que se encontra já montado faltando apenas os reagentes.
Texto: Juscidalva R. de Almeida, Assessora.