Aumento de violência contra mulheres preocupa vereadora

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A vereadora Maria Simões (PT), está preocupada com o aumento do índice de violência contra as mulheres no município de Cacoal. Na última semana agressão a uma mulher grávida de oito meses e o assassinato de uma jovem de 21 anos chocaram a cidade. Para a vereadora é preciso unir esforços para aprofundar o enfrentamento da violência contra a mulher em Cacoal.
Entrando no sexto ano de vigência, a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha ainda precisa de muita ação para ser colocada totalmente na prática. De acordo com a Pesquisa Percepções sobre a Violência Doméstica contra a Mulher no Brasil, realizada pelo Instituto Avon / Ipsos entre 31 de janeiro a 10 de fevereiro de 2011, uma em cada cinco mulheres consideram já ter sofrido alguma vez algum tipo de violência de parte de algum homem, conhecido ou desconhecido.
Os estudos revelam que o parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais 80% dos casos reportados. Cerca de seis em cada sete mulheres (84%) e homens (85%) já ouviram falar da Lei Maria da Penha e cerca de quatro em cada cinco (78% e 80% respectivamente) têm uma percepção positiva da mesma.
Para Maria Simões, as ações precisam ser urgentes. “A Lei Maria da Penha é resultado do compromisso do Estado brasileiro para a prevenção da violência e punição dos agressores. É necessário frear o aumento dos casos e a crueldade com que eles acontecem. É inaceitável que as mulheres morram, ou seja, vítimas de agressões em qualquer etapa de suas vidas. Vou realizar uma reunião nos próximos dias e convidar o Ministério Público, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, Poder Executivo, Poder Judiciário, Delegacia de Proteção as Mulheres, Imprensa e outras instituições interessadas para juntos elaborarmos um Plano Municipal de Enfrentamento da Violência contra Mulheres. Vamos unir todas as forças para mudarmos este cenário que a meu ver é muito preocupante.” Finalizou a vereadora.
ASSESSORIA DA VEREADORA