Assistência técnica aos cafeicultores é defendida

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Na cerimonia de posse da nova diretoria da Câmara Setorial do Café em Rondônia, o Presidente da Câmara de vereadores de Cacoal Pedro Ferrazin (PP), destacou a importância de parcerias para garantir mais investimentos na cultura cafeeira do Estado. Pedro Ferrazin enalteceu a iniciativa do Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado e Agricultura possibilitou a em realização do evento em Cacoal e cobrou investimentos e assistência técnica aos cafeicultores.
Pedro Ferrazin destacou que a produção de café caiu nos últimos anos em todos Estado, reflexo da falta de assistência técnica, de investimento em novas tecnologias, de infraestrutura e de estímulos para o produtor. “É preciso garantir ações permanentes para mudar o comportamento do agricultor, que geralmente abandona as lavouras de café quando o produto está em baixa e falta assistência técnica e apoio governamental”, disse o presidente.
Para o presidente o produtor de café de Rondônia, formado em sua maioria por agricultores familiares, é extremamente vulnerável as oscilações do mercado e precisa do apoio permanente para que possa permanecer na mesma cultura. “Tenho certeza de que essas novas parcerias entre Governo do Estado, Câmara Setorial do Café e demais Órgãos dos Governos Federal, Estadual e Municipal a história da cafeicultura ganhará novos rumos”, destacou.
Pedro Ferrazin parabenizou os novos membros da Diretoria da Câmara Setorial do Café, que tem como presidente Ezequias Braz (Tuta Café) – Presidente, vice Vereador Claudemar Littig (Mao) (PDT), Leandro Dias Martins e Paulo Sérgio Pereira, primeiro e segundo Secretário respectivamente.
Nilcéia Freitas- Dircom