Anac vistoria aeroporto

por estefania — publicado 16/04/2019 11h18, última modificação 16/04/2019 12h45

O presidente da Câmara Municipal de Cacoal vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), acompanhado por autoridades e empresários do município recepcionaram a equipe técnica Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que chegaram ao aeroporto de Cacoal na manhã desta terça-feira (13) para realizar vistoria para autorização da operação de vôo comercial no município. Os técnicos Vitor Mendes e Lycurgo Lage se reúnem com a administração do aeroporto na quinta-feira (15) às 10h para apresentação de um relatório preliminar. Os membros da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária informaram ainda que o resultado final da fiscalização saia em até 20 dias, mas antes disso a Anac deve divulgar um parecer prévio. O órgão tem o prazo de até 60 dias para repassar o relatório final da vistoria. Otimista, o vereador Katatal ratificou a importância de o município ser contemplado com o serviço de transporte aéreo. “O parecer favorável da Anac significa a concretização do anseio da população cacoalense: um aeroporto comercial”, enfatizou. Também estiveram presentes na recepção dos técnicos os membros da Comissão Pró-Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal (Copahrc), o empresário Divino Cardoso de Campo, representantes da Associação Comercial de Cacoal, o diretor geral do Departamento de Estrada e Rodagem de Rondônia – Lúcio Mosquini, Coronel Caetano do Corpo de Bombeiros, deputado estadual Valdivino Tucura (PRP) e o deputado federal Nilton Capixaba (PTB). O projeto do aeroporto nasceu em 1990, durante uma audiência do deputado federal Nilton Capixaba com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na oportunidade, o parlamentar apresentou ao presidente um projeto para construção de um aeroporto em Cacoal. “Na época, minha ideia foi muito criticada pelas lideranças, mas eu olhava para o futuro. Hoje o aeroporto é realidade e a população de Cacoal e região poderá usufruir mais esta grande obra depois de 20 anos de muita luta e muito trabalho”, concluiu.

Impacto Social

O presidente Katatal explicou que a Anac se reunirá também com diversos setores com objetivo de informar à comunidade local sobre os impactos e riscos trazidos com o funcionamento de uma unidade aeroportuária que possua vôo comercial. “O órgão deve verificar as condições de pronto atendimento e também checar a infraestrutura da cidade”, informou.

Potencial

Katatal lembrou ainda que  o Estado já entrou em contato com o presidente da Trip para solicitar vôos para Cacoal, sem interferir nos vôos de Ji-Paraná e citou que as empresas, Azul, Passaredo, Rima, dentre outras foram convidadas a conhecer o aeroporto e o potencial econômico de Cacoal e da região. Os estudos de viabilidade comercial, mostra de forma positiva o potencial da região, destaca a vocação agropecuária, empresarial, e turística.