Acidentes aumentam despesas com a saúde pública

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A vereadora Uriety Prado Dorofê (PMDB), voltou a chamar a atenção da comunidade para uma maior conscientização no trânsito de Cacoal. Ury explicou que são inúmeros os acidentes que acontecem diariamente, mutilando e ceifando a vida de dezenas de pessoas, sendo na sua maioria, jovens, que estão começando a vida adulta. Além disso, segundo a vereadora, as conseqüências dos acidentes é uma preocupação a mais para a administração pública, pois é o principal vilão das despesas com a saúde.

A vereadora explicou que a maioria dos acidentes são provocados por imprudência e falta de atenção. Segundo ela, a cidade cresceu muito nos últimos anos e a falta de uma sinalização adequada também tem contribuído para o crescente número de acidentes. Porém, segundo a vereadora falta também conscientização das pessoas, tanto de condutores quanto de pedestres. “A cidade cresceu e isso é fato, sendo necessária uma maior conscientização por parte dos condutores de veículos, mas também dos pedestres”, disse a vereadora, destacando o importante trabalho dos agentes de trânsito nesse sentido.

Ury salientou ainda que em conseqüência dos acidentes, aumenta também as despesas com a saúde pública e compromete os atendimentos eletivos do dia a dia. Segundo ela quando chega um acidentado nas unidades de saúde, todos os setores são priorizados para aquele atendimento, o que muitas vezes acaba prejudicando os atendimentos eletivos que já estavam em andamento. “Enquanto não houver uma conscientização por parte comunidade, que usa e depende do trânsito, continuaremos a conviver com as conseqüências de nossas próprias ações”, disse a vereadora.

Finalizando, a vereadora disse que não basta cuidar apenas da direção de seu veículo é preciso estar alerta para evitar os acidentes.

Freitas Nilcéia

920/DRTRO