A importância da função do vereador

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45
 A importância da função do vereador

Pouca gente sabe, mas dia 1º de outubro é comemorado em todo o Brasil, o Dia do Vereador. A sua função muitas vezes criticada, porém de grande importância no contexto dos municípios, pois essas pessoas muitas vezes largam a profissão para se dedicar à vida pública. O desconhecimento da real função do vereador é sem dúvida uma grande perda para toda a sociedade.

É preciso saber que o vereador é escolhido de forma democrática, com a função de aprovar leis em benefício da cidade e, consequentemente, dos seus cidadãos. O Objetivo é tentar facilitar a vida da comunidade criando e aprovando leis para que todos possam coexistir sem problemas. Outra função importante do vereador é a fiscalização nas ações do Executivo, devendo sempre estar atentos para a aplicação adequada dos recursos públicos.

Para o presidente da Câmara de Cacoal e Presidente da Associação de Câmara e Vereadores de Rondônia-Ascavero, vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), o Dia 1º de outubro, é uma data como outra qualquer. Segundo ele o trabalho do vereador é constante. “Nosso trabalho nunca para, e é assim que deve de ser, pois fomos eleitos para defender os interesses da comunidade” disse o presidente, frisando que ontem, 30, foi realizada Audiência Pública de Prestação de Contas da prefeitura e hoje, 1º, o trabalho continua com a definição dos projetos que estarão na pauta da sessão ordinária da próxima segunda-feira, 4.

Katatal lembrou que, para a Câmara funcionar cada vez melhor é necessário também a participação popular. “A função da Câmara é representar os interesses da comunidade, porém é preciso que haja a participação constante da comunidade”, disse o presidente, frisando que nem sempre consegue resolver todos os problemas, mas as parcerias são importantes para que se possam alcançar esses objetivos.

O presidente parabenizou a todos os vereadores, destacando que o mais importante do trabalho do vereador são os frutos colhidos dessas parcerias, que é a satisfação da comunidade.

Nilcéia Freitas

DRT920/RO