30 anos após a explosão

por estefania — publicado 16/04/2019 11h18, última modificação 16/04/2019 12h45

Foram homenageados os dez militares (Manoel Pessoa Reis, Antônia Braz de Souza, Jose Carlos Massaneira Bueno, Noel Gonçalves de Souza, Orlando Pereira Filho, Orival Marcondes, Lucas Carlos de Oliveira Rocha, Moacir Ferreira Mendes Filho, Antônio Andrade da Silva e Rui Luiz Teixeira) e o funcionário de uma madeireira que estava a 30 metros do quartel, Zedequias Ferreira Domiciano, também foi atingido por destroços da explosão e morreu.

Na solenidade, além do vereador Cezar Castro (PV ) que discursou em nome do poder legislativo municipal , os vereadores Celso Adame (PDT) e Toninho da Emater (PTN) participaram .

O subcomandante o major PM Darci Hrycyna, que conduziu a homenagem, informou que para lembrar as vítimas da explosão, a Polícia Militar construiu um memorial no local, onde funcionava o quartel que foi explodido.

A explosão

Na manhã do dia 3 de fevereiro de 1982, por volta da 5h45m, houve uma grande explosão no até então, 4º Pelotão da 2ª Companhia do 1º  Batalhão de Policia Militar de Cacoal, que resultou na morte de 10 militares e um civil.

Dinamites

A Prefeitura de Cacoal era administrada pelo engenheiro,  Clodoaldo Nunes de Almeida. O município vivia um período de grande desenvolvimento. Muitos eram os investimentos que estavam sendo feito, tanto pela população, quanto pelo poder público. Para minimizar os problemas com a falta de pavimentação asfáltica, foi adotado o sistema de pavimentação por meio de pedras arrumadas. As pedras eram retiradas de uma pedreira existente na Linha 08, área rural do município. Os explosivos que a Prefeitura usava para quebrar as pedras estavam sendo armazenados no quartel. O material pertencia a Prefeitura, mas por medidas de segurança foram armazenados no quartel. Na época, os trabalhos de calçamento da cidade eram uma das maiores expectativas da população, até a explosão do quartel obrigou as autoridades a descartar a construção de ruas e avenidas com pedras.