por Orlei Junior publicado 06/11/2023 18h49, última modificação 06/11/2023 18h49
Nova legislação promove transparência e prestação de contas no município

ASCOM/CMC-Lei Municipal de Cacoal obriga a fixação de placas informativas em obras públicas paralisadas.  A Câmara Municipal de Cacoal aprovou por unanimidade no dia 14 de agosto de 2023 a Lei nº 5.255/CMC/2023, de autoria do vereador João Paulo Pichek (republicanos), que estabelece a obrigatoriedade de afixar placas informativas em obras públicas ou com a participação do poder público municipal, que estejam paralisadas. A lei define como "paralisada" aquelas obras com atividades interrompidas por um período mínimo de 60 dias ou aquelas que já formalizaram um Termo de Paralisação.

As placas informativas devem ser colocadas em locais de fácil visibilidade e estar em perfeito estado de conservação durante todo o período de paralização da obra, devendo conter informações como o nome, endereço e telefone do órgão público e da empresa contratada responsável pela obra, os motivos da paralisação, os dados de início da paralisação, informações sobre o custo global da obra , os valores já pagos e o percentual de execução da obra até a paralisação, bem como o número do contrato, seus respectivos aditivos e o Termo de Paralisação.

O órgão público responsável pela obra tem um prazo máximo de 10 dias úteis para fixar a placa informativa no local da obra paralisada, a partir das condições da lei. Além disso, o órgão público deve enviar à mesa diretora e à comissão de obras públicas da Câmara Municipal um ofício com as razões da paralisação e as medidas que serão tomadas para retomar as atividades. Essas informações devem ser divulgadas nos portais e redes oficiais da Prefeitura Municipal de Cacoal/RO.

A Lei entrou em vigor na data de sua publicação, em 24 de outubro de 2023, promovendo a transparência e a prestação de contas em relação às obras públicas paralisadas no município. Ela visa promover a transparência e a prestação de contas em relação às obras públicas paralisadas no município de Cacoal, garantindo que a comunidade tenha acesso a informações claras e atualizadas sobre o status e os detalhes dessas obras.

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal