Incentivo Agrícola: Distribuição de Mudas de Cacau Impulsiona Agricultura Familiar em Cacoal

por Orlei Junior publicado 23/08/2023 22h19, última modificação 23/08/2023 22h19
Vereador Luiz Fritz, do PSD, destaca programa de distribuição de mudas de cacau como apoio vital à agricultura familiar.

Na 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cacoal, realizada na última segunda-feira dia 21 de agosto de 2023, o Vereador Luiz Fritz, do Partido Social Democrático (PSD), trouxe à tona o significativo incentivo à agricultura familiar por meio da distribuição de mudas de cacau.         O parlamentar destacou a importância da medida para o desenvolvimento econômico do município.

"Eu participei de um programa Campo Limpo realizado no depósito de embalagens de defensivos agrícolas. Foi uma palestra de extrema importância para os produtores, já que sabemos que todos eles precisam utilizar defensivos agrícolas. No entanto, também é lei devolver as embalagens para que elas não fiquem espalhadas pelo campo. O programa contou com a presença de representantes de algumas empresas que vendem esses defensivos, os quais orientaram sobre o correto destino dessas embalagens." Frisou o vereador.

O vereador ressaltou o papel crucial de iniciativas como a distribuição de 300.000 mudas de cacau, resultado de recursos alocados pelo senador Confúcio Moura, que visam fortalecer a agricultura familiar em Cacoal. Fritz indicou que essas mudas serão distribuídas de acordo com a escolha dos produtores, permitindo que adaptem suas plantações às suas necessidades e metas.

"Nós lançamos um programa destinado aos produtores rurais, um programa de pré-instrução e incentivo ao produtor rural. Buscamos informações para que possamos compartilhá-las com nossos produtores. O primeiro tema discutido foi o cultivo do Cacau, em razão de um programa do governo que conta com recursos do senador Confúcio Moura para a distribuição de 300 mil mudas. Já estamos cientes disso. A orientação é que essas mudas serão disponibilizadas por meio do Ifro; será o Ifro o responsável pelo acompanhamento da distribuição delas. Os produtores que tiverem interesse em cultivar essa planta de Cacau deverão se dirigir à Secretaria de Agricultura, realizar o cadastro e demonstrar interesse. Nesta primeira etapa, serão distribuídas 27.500 mudas, variando entre 300 e 1.200 mudas para cada produtor." informou o vereador.

De acordo com o Vereador Luiz Fritz, a ação é parte de um programa coordenado pela Secretaria de Agricultura em parceria com o Instituto Federal de Rondônia. Além da distribuição das mudas, o programa prevê o fornecimento de suporte técnico, incluindo orientações sobre preparo do solo e cultivo, visando garantir um desenvolvimento saudável e produtivo das mudas de cacau.

Salientou a relevância do cacau para a economia local, especialmente na agricultura familiar, que constitui a base do município. Ele reforçou a determinação em promover o crescimento do setor agrícola, trazendo conhecimento e informações atualizadas aos produtores rurais, visando a criação de um ambiente propício ao crescimento sustentável e qualidade de vida.

FONTE: Ass. de Impresa da Câmara Municipal de Cacoal