II Encontro da Rede Socioassistencial em Cacoal fortalece a proteção de crianças e adolescentes

por Orlei Junior publicado 16/07/2023 12h35, última modificação 16/07/2023 12h35
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho promoveu o evento, que abordou a importância da rede socioassistencial e a escuta especializada no atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

No último final de semana, o Auditório da Câmara Municipal de Cacoal foi palco do II Encontro da Rede Socioassistencial, um evento que reuniu representantes da comunidade, autoridades e servidores municipais para discutir a importância da proteção de crianças e adolescentes.

Os Vereadores da casa de lei juntamente com o presidente, Magnison Mota (PSC) sediarão o espaço para esse grande evento.

Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), o encontro aconteceu nos dias 13 e 14 de julho e contou com a presença de diversos profissionais engajados na área. A abertura do evento foi realizada pela secretária da SEMAST, Marilande Alves de Souza Cruz, que agradeceu a presença de todos os convidados e deu as boas-vindas aos palestrantes.

Na primeira noite, o analista judiciário e assistente social, Lindomar de Jesus Firmiano, do Núcleo Psicossocial de Cacoal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ RO), abordou a importância da rede socioassistencial e a viabilização dos direitos das crianças e adolescentes. Os participantes tiveram a oportunidade de compreender os fundamentos da rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e explorar sua estrutura e funcionamento.

Já na segunda noite, a Dra. Claudia Machado dos Santos Gonçalves, Promotora de Justiça, trouxe temas relevantes relacionados à escuta especializada e ao depoimento especial de crianças e adolescentes. Foram discutidos pontos como a Lei Nº 13.431 da Escuta Especializada, a diferença entre a Escuta Especializada e o Depoimento Especial, além de explicar o papel da rede de proteção de crianças e adolescentes. A Dra. Claudia ressaltou a importância da Escuta Especializada como ferramenta fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos jovens em situações de vulnerabilidade.

Durante o encontro, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a rede SUAS e a importância da Escuta Especializada, ambos aspectos essenciais para o atendimento adequado e eficaz às crianças, adolescentes e suas famílias que enfrentam dificuldades e necessitam de apoio socioassistencial.

O II Encontro da Rede Socioassistencial em Cacoal se destacou como um evento fundamental para fortalecer a proteção das crianças e adolescentes do município, oferecendo capacitação e atualização aos profissionais envolvidos na área e incentivando a colaboração entre os diferentes setores da sociedade. A SEMAST e todos os envolvidos na organização do evento estão empenhados em promover ações que garantam a segurança e o desenvolvimento saudável das gerações futuras.

FONTE: Ass. de Imprensa da Câmara M. de Cacoal