Eleita a nova Diretoria da Câmara Setorial do Cacau de Rondônia

por jaque — publicado 04/05/2023 10h45, última modificação 04/05/2023 11h24
Vereador e empresário Romeu Moreira foi eleito vice-presidente para o biênio 2023/2024

Na tarde desta terça-feira, 2 de maio, em reunião itinerante realizada na cidade de Jaru RO, foi eleita a nova Diretoria da Câmara Setorial do Cacau de Rondônia. Os eleitos para o biênio 2023/2024 foram: Presidente, Leandro Ezequiel Oliveira (Senar/Ouro Preto Do Oeste); vice-presidente, vereador Romeu Moreira, pela cadeira da (Facer/Cacoal); primeiro secretário, Roberto Cláudio Santiago (Seagri/Porto Velho); e segundo secretário, Joalisson Gonçalves da Silva, (Senar/Ariquemes).

Conforme explica o vereador e empresário Romeu Moreira, a Câmara Setorial do Cacau é um órgão colegiado vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura do Estado de Rondônia (Seagri) com o objetivo de debater e propor políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do setor cacaueiro.

"A Seagri tem um papel fundamental nesse processo, fornecendo suporte técnico e regulatório para o setor agrícola e pecuário em Rondônia. A criação da Câmara Setorial do Cacau é um exemplo de como a Secretaria pode ajudar a promover o diálogo e a cooperação entre os diversos atores envolvidos no setor, incluindo produtores, cooperativas, empresas e Associações", destaca.

Ainda de acordo com o novo vice-presidente, a Câmara Setorial do Cacau também tem a função de promover a cooperação entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva, como produtores, cooperativas, indústrias processadoras, exportadoras, instituições de pesquisa e organizações governamentais e não governamentais, a fim de fortalecer a articulação e a integração de esforços para o desenvolvimento sustentável do setor.

Entre as principais atribuições da Câmara Setorial do Cacau, Romeu Moreira cita a elaboração de estudos e propostas de políticas públicas para o setor, o acompanhamento da execução de programas e projetos relacionados ao cacau, a promoção de eventos técnicos e a disseminação de informações relevantes para os produtores e demais interessados no setor.

"Em resumo, a Câmara Setorial do Cacau é uma importante ferramenta de articulação e desenvolvimento do setor cacaueiro no Brasil, contribuindo para a promoção da sustentabilidade, da competitividade e do crescimento econômico da cadeia produtiva do cacau no país", finaliza.

.

Assessoria do vereador