Corazinho solicita convocação do Dr Parada e que MP fiscalize denúncias do Centro de Diálise

por sorce — publicado 27/10/2021 14h43, última modificação 27/10/2021 14h43

Ofício ao MP já tramita pela Câmara para coleta de assinaturas dos parlamentares da Casa

 

Em discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Cacoal na Sessão desta segunda-feira (25), o vereador Valdomiro Corá (Corazinho/MDB), solicitou a convocação do urologista Dr Luís Eduardo Dias Parada, responsável pela Empresa TRS, para que esclareça no Plenário do Legislativo, as denúncias feitas sobre irregularidades no Centro de Hemodiálise, e que segundo o especialista, culminaram na morte de 33 pacientes entre fevereiro e outubro deste ano.

 

"Também estaremos encaminhando ofício ao Ministério Público (MP) para que fiscalize estas denúncias graves. As famílias dos pacientes e a população precisam de uma resposta clara e verdadeira sobre os fatos", completou o vereador Corazinho.

 

O caso foi oficializado pelo vereador Paulo Henrique Santos Silva (Dr Paulo Henrique/PTB) na Sessão do último dia 18. Na ocasião, Corá, também pediu ao presidente da Casa de Leis, vereador João Paulo Pichek (PR) que formasse uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para investigar as denúncias.

 

Ao fazer uso da Tribuna na mesma Sessão do dia 18, o presidente do Legislativo relatou que não considera necessária a instalação de uma CPI para investigar o caso, e solicitou que a Comissão de Saúde da Câmara averiguasse a situação in loco.

 

Segundo o autor da denúncia, elas são baseadas no laudo que aponta a contaminação da água das máquinas de diálises que, conforme relatou, não tiveram os bicos que servem para filtrar impurezas trocados dentro do prazo recomendado.

 

Em entrevista à imprensa local em live ao vivo, o médico Luís Parada confirmou as irregularidades, e disse que elas iniciaram após o município assumir a administração do Centro de Diálise a partir de fevereiro deste ano.


Fiscalização MP


No ofício ao MP que já tramita pela Câmara para coleta de assinaturas dos parlamentares da Casa, os vereadores solicitam que o órgão fiscalize de forma urgente:

 

- Se a requisição feita pela Prefeitura para administrar o Centro de Hemodiálise de Cacoal atende os pré-requisitos legais, tendo em vista que já foi renovada;

 

- Documentos que comprovem a manutenção e troca mensal dos insumos (bicos e filtros) dos equipamentos de diálise conforme é recomendado entre fevereiro e outubro deste ano;

 

- Se há laudo que sirva de contraprova às denúncias, ou seja, realizado no mesmo período do que aponta as irregularidades;

 

- Se houve troca das fístulas dos pacientes que são submetidos à diálise dentro do prazo recomendado após o município assumir a Unidade de Tratamento;

 

- Se os repasses que estão sendo feitos pelo Ministério da Saúde para o tratamento de Média e Alta Complexidade (MAC) à empresa TRS está amparado por Lei, tendo em vista que o contrato com a empresa expirou em maio de 2021;

 

- Se há possibilidade de o MP intervir no sentido que o Governo do Estado assuma a responsabilidade de administrar o Centro de Hemodiálise de Cacoal, e outras averiguações que julgar necessárias.  

 

Casas Populares, Hospital e retorno das aulas


Na Sessão desta segunda-feira, o vereador Corazinho também reforçou pedido ao secretário de planejamento Thiago Albuquerque para que compareça a Tribuna da Casa a fim de prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras do Residencial Cidade Verde, bem como do Hospital Municipal do bairro Greenville; voltou a cobrar maior presença e apoio da Bancada Federal ao município de Cacoal; e falou novamente sobre o retorno das aulas na área rural, especialmente no sentido de maior planejamento em relação ao Transporte Escolar para que no próximo ano, os alunos não continuem sendo prejudicados. 

 

 Assessoria do vereador