Cooperativismo em sala de aula recebe apoio de Toninho da Emater

por Nilceia publicado 08/08/2017 21h03, última modificação 16/04/2019 12h45

O vereador Toninho da Emater (PTN), durante o discurso, na primeira sessão ordinária deste segundo semestre, enfatizou a importância de se introduzir o tema cooperativismo, como disciplina, na grade curricular municipal, quiçá na rede estadual de ensino. “Estamos apresentando a proposta. É necessário que os técnicos da educação analisem o tema e cheguem ao consenso quanto à importância da nova disciplina para cadeia produtiva de Cacoal e do estado de Rondônia” destacou.  

 

Segundo o parlamentar, o Brasil é um país que depende basicamente da agricultura, com cerca de 37% da sua população vivendo na zona rural. Em Cacoal, nos dias atuais, 30% da população vive na zona rural. A busca de competividade do setor e a existência de um mercado consumidor, cada vez mais exigente, fazem com que seja necessária mão-de-obra especializada, preenchida por meio da educação.

 

Parque Cafeeiro

 

Partindo desse pressuposto, Toninho apresentou ao prefeito Franco, o projeto de renovação do parque cafeeiro. Ao todo, o projeto, encabeçado pelo parlamentar, tem como meta renovar 800 hectares de café, em Cacoal, no período de 2009 a 2012.  O projeto foi deliberado e aprovado nesta semana, durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR.    

 

Defensor do homem do campo, Antônio Fernandes de Assis, conhecido como Toninho da Emater, acredita que o que fomenta a economia local é à força do homem do campo. Daí a importância de trabalhar em prol de projetos que contemplem este setor. “Meu objetivo é somar com a classe produtora para que nossas crianças, nossa cidade, alimentem-se com produtos de qualidade e principalmente sem agrotóxicos” destacou.