Conselheiros Tutelares tomam posse em Cacoal

por Nilceia publicado 11/01/2024 12h01, última modificação 11/01/2024 12h01
A Câmara de Cacoal, sediou nesta quarta-feira, 10 de janeiro 2024, a posse dos novos Conselheiros Tutelares do município. O vice-Presidente Toninho do Jesus (Podemos), representou o Presidente da Câmara, Vereador Valdomiro Corá (MDB)

A Câmara de Cacoal, sediou nesta quarta-feira, 10 de janeiro 2024, a posse dos novos Conselheiros Tutelares do município. O vice-Presidente Toninho do Jesus (Podemos), que representou o Presidente da Câmara, Vereador Valdomiro Corá (MDB), destacou a importância do trabalho dos Conselheiros Tutelares no acompanhamento do cumprimento efetivo das políticas públicas, definidas constitucionalmente, em prol das crianças e adolescentes. Para o Vereador, garantir a proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente é sem dúvida o primeiro passo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Participaram também da posse os vereadores: Luiz Fritz (PSD), Zivan Almeida (PSC) e  Minduin (PP).  

Para o vereador Toninho do Jesus, a expectativa é que todos os envolvidos estejam comprometidos em fornecer os recursos necessários para que os conselheiros tutelares possam desempenhar suas funções de maneira eficaz. “A integração com outros órgãos e a promoção de parcerias são fundamentais para superar os desafios e fortalecer a rede de proteção à infância e adolescência em Cacoal”, enfatizou o Vereador.  

O Conselho Tutelar é o órgão responsável por assegurar aos jovens uma infância saudável, livre de violência e abuso, além de receberem o suporte necessário para seu desenvolvimento pleno. Os Conselheiros devem atuar na defesa dos direitos infanto-juvenis, de forma preventiva e intervindo sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados. Em Cacoal, foram eleitos e tomaram posse os conselheiros Sueli Horácio, Amanda Rocha, Carmem Fernandes, Sueli Simões e Ozeias Pacifico (in memoria), que foi substituído pela suplente Graciela Calixto da Costa.